-->Unha do Pé Escura? Conheça 4 Causas, Tratamentos e Muito Mais - Educar Saúde

Unha do Pé Negra: o que pode ser e como tratar

Publicado em 22/08/2017. Revisado por Dr Daniel Dourado (Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368) a 24 abril 2019

O que faz a unha do pé ficar escura? As unhas dos pés são naturalmente de cor branca. Por vezes, as descolorações podem ocorrer a partir do esmalte, devido a deficiências nutricionais, presença de fungos, infecções ou traumatismos.

Manchas Escuras Nas Unhas Dos Pés

As unhas dos pés negras podem estar relacionadas a uma infinidade de causas, algumas delas de resolução simples. No entanto, se o escurecimento da unha persistir e não melhorar, é necessária observação médica para descartar a existência uma causa mais séria.

Quais são as causas do escurecimento das unhas dos pés?

Uma unha do pé escura pode ser causada por:

  • Uma condição médica subjacente: que pode incluir a anemia, a diabetes, a doença cardíaca ou uma doença renal.
  • Infecções por fungos: embora muitas vezes originem o amarelamento da unha, as infecções fúngicas por vezes provocam o escurecimento das unhas dos pés, devido ao acúmulo de detritos. As unhas dos pés são especialmente vulneráveis a infecções por fungos porque estes microorganismos prosperam em ambientes húmidos e quentes.
  • Melanoma: é o tipo mais grave de câncer de pele, que muitas vezes surge como um sinal (mancha) castanho escuro deformado. Esatas manchas podem também ocorrer por baixo do leito ungueal (embaixo da unha).
  • Trauma: geralmente causado por uma lesão, o trauma das unhas dos pés pode fazer com que os vasos sanguíneos localizados sob a unha se rompam. A hemorragia resultante (hematoma subungueal) que ocorre embaixo da unha fica negra.

Quando consultar o médico?

As presença de manchas escuras nas unhas dos pés não exige necessariamente uma visita ao dermatologista. A necessidade de tratamento médico depende da sua causa. Portanto, sempre que se desconheça a causa, é importante procurar a ajuda médica para prevanir um problema mais grave.

Apesar de nem todos os casos de infeções fúngicas dos dedos do pé necessitarem de observação médica, é importante consultar o médico caso o indivíduo sofra de diabetes.

É igualmente necessário consultar um dermatologista caso o indivíduo suspeite de melanoma.

Qualquer unha do pé escurecida que não desapareça em pouco tempo deverá ser examinada por um médico.

Uma unha do pé escura pode causar complicações?

Mancha Preta Na Unha Do Dedão Do Pé

As infecções fúngicas das unhas dos pés que não sejam tratadas podem espalhar-se para outras partes do corpo e causar danos permanentes nas unhas.

Um melanoma na unha do pé que seja confundido com uma “unha do pé escura induzida por um traumatismo” também poderá provocar complicações, caso seja deixado sem tratamento.

É importante consultar o médico sempre se sejam detetadas manchas negras que possam estar a espalhar-se por toda a unha ou que não desapareçam – apesar da sua unha continuar a crescer.

» Veja como Tratar as Unhas dos Pés Grossas (Onicomicose)

Como é feito o tratamento

As infecções fúngicas dos dedos dos pés são relativamente fáceis de tratar em casa – quando diagnosticadas precocemente. As pomadas não sujeitas a receita médica, os cremes e os polidores são geralmente eficazes nestas situações. No entanto, os casos graves podem exigir tratamento antifúngico prescrito pelo médico.

Se a unha do pé escura for causada por um ferimento, a mancha resultante da rutura dos vasos sanguíneos desaparecerá assim que a unha voltar a crescer.

A unha do pé escura resultante de um traumatismo causado por uma lesão geralmente resolve-se por conta própria, sem necessitar de tratamento.

No entanto, se a unha crescer e continuar preta, os sintomas poderão estar relacionados a outra causa subjacente.

A descoloração da unha do pé relacionada com a diabetes ou outros problemas de saúde, requer o tratamento dessa patologia.

Tratamentos caseiros

Quando a coloração escura da unha é provocada por um trauma, lesão ou hematoma, muitas vezes pode ser tratada em casa. Use o descanso, gelo, compressão e elevação a seu favor – imediatamente após a lesão, para minimizar o inchaço, a dor, e acelerar o processo de cura:

  • Descanse: Descanse a unha minimizando o uso do pé lesado o máximo que puder. Por exemplo: evite correr ou caminhar durante algumas semanas após a lesão.
  • Gelo: Aplique gelo no local envolto em pano para reduzir a dor e o inchaço. Coloque o gelo no local por 20 a 30 minutos de cada vez e volte a repetir o processo após 1 hora.
  • Comprimir: Aplique uma leve pressão usando uma bandagem em redor do dedo do pé lesionado. ESta ação ajudar a minimizar a quantidade de sangue que fica embaixo da  unha.
  • Elevação: Outra solução para reduzir o inchaço será elevar o pé acima do nível do coração – o máximo possível. Por exemplo: deite-se no sofá com o pé apoiado no descanso de braço ou deite-se na cama com o pé apoiado em cima de 2 ou 3 travesseiros.

Unha do pé escura causada pela corrida

Sinal Ungueal De Hutchinson

Pergunta: De que forma alguém que corre maratonas pode distinguir uma unha escura causada por um traumatismo de uma unha escura causada por algo grave, como um melanoma?

Resposta: Diferenciar uma unha do pé escura causada por um traumatismo de uma causada por um melanoma por vezes é difícil. O melanoma apresenta muitas vezes um “sinal de Hutchinson” (como mostra a imagem acima), que é caracterizado por um pigmento castanho ou preto presente no leito da unha que se espalha para a cutícula e para as pregas proximais ou laterais da unha.

Uma mancha negra na unha do pé provocada por um traumatismo não se estende às pregas laterais da unha e geralmente desaparece sem a necessidade de tratamento.

Qual é o prognóstico?

O prognóstico dependerá em grande medida da causa principal do sintoma. Casos relacionados a traumatismos e infecções fúngicas têm os melhores prognósticos. Nestas situações, as unhas lesionadas crescem e as infecções fúngicas poderão ser tratadas em casa.

A unha do pé escura causada por um melanoma e por outros problemas de saúde geralmente é sintomática. O prognóstico de tais casos depende da precocidade com que se inicia o tratamento da causa subjacente.

Tem as Unhas Frágeis ou Quebradiças? Conheça 9 Tratamentos Caseiros

Como prevenir o aparexcimento de manchas negras nas unhas dos pés?

Manter as unhas dos pés limpas e secas pode ajudar a prevenir algumas causas.

É igualmente importante ter cuidado para evitar o traumatismo das unhas dos pés – através do uso de calçado fechado, quando estiver a trabalhar, para evitar que elas sejam feridas por objetos deixados cair.

O uso de calçado apropriado durante a realização de exercícios físicos (especialmente ao correr) também pode ajudar a evitar a ocorrência de traumatismos nas unhas dos pés.

Quando se trata de outras causas subjacentes, podem ser tomadas outras medidas preventivas. Reduzir a exposição direta dos pés ao sol e usar protetor solar (nos pés e dedos) pode ajudar a prevenir o melanoma.

» Veja porque as Unhas dos Pés Ficam Amarelas?

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Referências
Autores
Dr Daniel Dourado (Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368)

Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368

O Dr. Daniel Seixas Dourado é Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra – RJ – 2007. Para além disso possui:

- Especialização em Dermatologia: Hospital Eduardo de Meneses (FHEMIG) – 2009.

- Pós-Graduação Lato-Sensu em Medicina e Cirurgia Aplicada a Estética: CEMEPE – Belo Horizonte – 2010.

- Título de especialista em Dermatologia: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela associação médica brasileira – AMB.

- Especialização em cirurgia da restauração capilar: Facultè de médecine Pierre et Marie de Curie de Paris / France – 2014.

- É membro titular da sociedade brasileira de dermatologia – SBD.

- Membro titular da sociedade brasileira de cirurgia Dermatológica (SBCD).

- Membro da associação brasileira de cirurgia e restauração capilar- ABCRC.

Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 2717, sala 903 - Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG

Email: atendimento@drdanieldourado.com.br

Telefone: (31) 9 9446 2446

Também pode encontrar o Dr. Daniel no Linkedin, Facebook e Instagram. Pode consultar o Currículo Lattes Aqui.