-->Unhas dos Pés Amarelas: Causas, Prevenção e Tratamentos

Por que as Minhas Unhas dos Pés Ficam Amarelas?

Publicado em 04/09/2017. Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 13 maio 2019

 

A presença de unhas dos dedos dos pés amarelas, pode ser resultado do envelhecimento, verniz/esmalte de unhas ou devido a uma infecção. Saiba mais.

Unhas Dos Pés Amarelas

O que faz com que as unhas dos dedos dos pés fiquem amarelas?

Quando são saudáveis as unhas geralmente mantém uma cor clara e não desenvolvem rachas, saliências, ondulações ou formas anormais.

Apesar de na maioria dos casos as unhas dos dedos dos pés amarelas resultar de algo menos grave, como o envelhecimento ou o verniz das unhas, também pode ocorrer devido a um problema mais grave, como uma infecção.

Envelhecimento

O envelhecimento pode ser uma causa natural para unhas dos dedos dos pés e das mãos amarelas, já que, à medida que envelhecemos, a cor, espessura e a forma das unhas tende sofrer alterações.

Verniz/esmalte de unhas

O ato de pintar as unhas com frequência com esmaltes de cor vermelha ou laranja, também pode levar as unhas a perder a sua cor natural como resultado do verniz. Uma pausa na pintura das unhas durante algumas semanas geralmente ajuda a eliminar a cor amarelada.

Problema de Saúde

A presença de unhas amarelas geralmente não é sinal de perigo. No entanto, quando a causa das unhas dos dedos dos pés amarelas está relacionada a uma condição médica subjacente, pode ser um sinal de alerta. Um exemplo disso são os fungos, uma condição dermatológica que origina o desenvolvimento de unhas amarelas.

Embora seja raro, as unhas amarelas também podem ser um sinal de uma desordem chamada síndrome da unha amarela (Linfedema primário associado a unhas amarelas e efusão pleura). Os dermatologistas desconhecem a causa exata da síndrome de unha amarela. Os principais sintomas da condição incluem: unhas amarelas, curvas e grossas, que crescem lentamente, juntamente com outros sintomas como problemas respiratórios.

Por vezes também desenvolvem rachas ou recuos, ou ficam pretas ou verdes.

É importante consultar o dermatologista caso ocorra:

  • alteração da forma ou espessura
  • sangramento na unha
  • Queda da unha
  • Dor
  • Inchaço

Infecção

Unhas Dos Pés Amarelas

Uma das causas mais comuns para as unhas dos pés amarelas são as infecções fúngicas que atacam as unhas. Esta condição, que recebe o nome de onicomicose (tinea unguium), geralmente afeta mais os adultos do que as crianças.

A onicomicose pode levar a unha a ficar amarela, desenvolver manchas amarelas, brancas ou até a ficar preta ou escura. A infecção geralmente é causada por dermatófitos, que se alimentam da queratina para crescer. A queratina é uma proteína estrutural fibrosa encontrada na pele e nas unhas. É a proteína que protege as células epiteliais de danos ou estresse.

De acordo com o American Family Physician, a onicomicose ocorre em cerca de 10% da população adulta, e o risco de desenvolver a infecção aumenta com a idade. Cerca de metade das pessoas com idade acima dos 70 têm esta infecção fúngica. No entanto, algumas pessoas são mais propensas a desenvolver a condição.

A presença de condições médicas que levam ao enfraquecimento da circulação nas pernas, como a diabetes, doença vascular periférica ou outros distúrbios auto-imunes, aumenta o risco de distúrbios nos pés em geral. Os atletas e as pessoas que passam muito tempo em condições quentes ou húmidas também são mais propensos a desenvolver infecções nos pés.

Veja como Tratar as Unhas dos Pés Grossas (Onicomicose)

Tratamentos para unhas dos pés amarelas

Unhas Dos Pés Amarelas

Na maioria dos casos, as unhas amarelas dos dedos dos pés são tratáveis. Existem alguns medicamentos e remédios caseiros que podem ajudar a eliminar totalmente o fungo. O tratamento usado dependerá da causa. Quando a causa é uma infecção por fungos, o tratamento geralmente é feito com medicamentos antifúngicos. Um dos medicamentos antifúngicos de prescrição mais comuns é a solução ciclopirox 8%, aplicada geralmente sobre as unhas como um verniz/esmalte.

Outros remédios que podem ajudar a curar a infecção incluem a aplicação de vitamina E, zinco e corticóides tópicos com vitamina D3.

Um estudo realizado verificou que o uso de antibióticos (400 miligramas de claritromicina), também ajuda a normalizar a cor das unhas dos pés. O uso de antibióticos é especialmente útil se existir uma infecção presente em algum lugar do corpo, como a pneumonia.

Remédios caseiros

Óleo Essencial Da árvore Do Chá

Dois remédios caseiros que mostram bons resulutados no tratamento das unhas dos pés amareladas são o Vicks VapoRub (uma pomada tópica mentolada) e o óleo da árvore do chá.

Como prevenir

Como forma preventiva, é importante:

  • Usar sempre sapatos de tamanho adequado. Os pés podem mudar de forma e tamanho sempre que existe ganho de peso, perda de peso, aumento da temperatura ou durante a gravidez.
  • Cortar as unhas dos pés transversalmente.
  • Manter as unhas sempre limpas e secas.
  • Ter cuidado ao escolher o salão de beleza onde realiza a pedicure. Verifique sempre a higiene do local onde a profissional vai realizar o trabalho, para prevenir o contágio de infecções.
  • Deixar os pés apanharem ar, depois do esporte ou outras atividades ao ar livre, para garantir que o calçado não fica húmido enquanto o usa.
  • Usar sempre meias limpas.

Conclusões gerais

No geral, as unhas amarelas dos pés são um sinal de que algo pode estar errado. Em alguns casos pode ser apenas um resultado do esmalte ou um processo normal de envelhecimento. A maioria dos casos ocorre devido a infecções fúngicas, que são tratáveis com a administração de antifúngicos.

Sempre que note as unhas com um tom amarelado, juntamente com alterações na forma, espessura ou a presença de sangramento, queda da unha, dor ou inchaço, é importante consultar o médico, geralmente o dermatologista, ou podólogo se necessário.

Veja como tratar a Unha do Pé Escura? Conheça 4 Causas e Possíveis Tratamentos

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Autores
Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965)

Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:

- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: ‪(11) ‬4301-9931

Também pode encontrar o Dr. Pedro no Linkedin e Instagram.