Unhas Fracas, Frágeis e Quebradiças – O que fazer, Como tratar e fortalecê-las?

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

As unhas são uma das formas mais comuns de embelezar a aparência, principalmente nas mulheres.

Saiba o que fazer, como tratar as unhas fracas, frágeis e como fortalecê-las.

unhas fracas frágeis e quebradiças

Estas estruturas são um reflexo da saúde do organismo. Se você tiver hábitos de vida saudáveis e tiver um corpo são, então as suas unhas também o serão.

Pelo contrário, se o seu estilo é pouco saudável, isso irá refletir-se no funcionamento do organismo e no desenvolvimento das unhas.

Dicas Naturais

Remédio caseiro para unhas amarelas e fracas
Remédio caseiro para unhas quebradiças
Remédio Caseiro Para Fortalecer as Unhas
Remédio Caseiro Para Unhas Fracas

O que são as unhas?

As unhas são estruturas superficiais, formadas através da diferenciação de algumas células da pele.

Com uma quantidade grande de queratina, são então estruturas mais duras que a pele, tendo por isso uma função protetora.

Enquanto o organismo está saudável, as unhas crescem continuamente.

No entanto, em caso de algumas doenças, o corpo começará a canalizar os nutrientes necessários para o desenvolvimento das unhas para outras funções, mais importantes e vitais, acabando por enfraquecê-las.

Juntamente com o cabelo, são as estruturas mais depressa prejudicadas por doenças prolongadas.

Assim, a observação do estado das unhas é um indicador para muitas doenças, sendo por isso importante para um diagnóstico precoce.

Características de uma unha saudável

Uma unha saudável e no seu estado normal, é lisa, suave e transparente, apresentando um desenvolvimento contínuo e colado ao leito ungueal.

Se o seu dedo, por alguma razão, ficar sem unha, esta demorará normalmente entre 4 a 6 meses para se reconstituir novamente.

No caso das unhas dos pés, tendo em conta que são unhas mais espessas e mais duras ainda, o crescimento é mais lento, demorando entre meio ano a um ano para crescer totalmente.

A rapidez no crescimento das unhas tem alguns fatores que a torna variável, como por exemplo o sexo, sendo que normalmente, as unhas dos homens crescem mais depressa que das mulheres.

Se houver alterações nas características normais da unha, isso poderá indicar algum problema, devendo comunicar esse facto ao seu médico.

De seguida, apresentamos algumas das alterações a que deve estar atento.

Na grande maioria dos casos, uma das alterações é o enfraquecimento da unha, causada por um uso excessivo de unhas de gel ou de aplicações de esmaltes.

Nestes casos, a solução é simples, e passa por nutrir as suas unhas através de produtos apropriados.

Tem as Unhas Frágeis ou Quebradiças? Conheça 9 Tratamentos Caseiros

Alterações das unhas – indicador de doenças

– Engrossamento das unhas, tonalidade cinzenta ou amarela, divisão da unha numa parte mais clara e noutra mais escura, ou o aparecimento de linhas esbranquiçadas transversais, são sintomas de doenças renais.

– Enfraquecimento das unhas, tornando-se quebradiças, unhas secas e opacas, com alguns riscos, ou um formato côncavo, poderão indicar anemia.

– Aumento da unha, tonalidade mais pálida e amarelada, ou ainda, uma cor anormal, mais clara, na zona proximal, onde a unha nasce, poderão ser sintomas de doenças hepáticas, nomeadamente a cirrose.

– Aparecimento de micoses, engrossamento das unhas, tonalidade mais vermelha, com visualização de vasos sanguíneos na pele, poderão indicar diabetes.

– Unhas mais largas e curvadas para baixo, com uma tonalidade mais arroxeada poderão ser sintomas de doenças cardíacas.

– Enfraquecimento e estreitamento da espessura das unhas, além da zona distal descolar-se, poderão indicar hipertiroidismo.

– Unhas de tonalidade amarela, com alguns sulcos transversais e a lúnula de tom vermelho podem ser sintomas de reumatismo.

– Unhas frágeis, que descamam facilmente, podem indicar doenças gastrointestinais.

– Unhas mais frágeis ou a sua perda total são indicadores de leucemia.

Também deve estar atento a pequenos problemas relacionados com a unha, tais como o unheiro (edema da cutícula), micoses (infeção por fungos) ou unhas encravadas (curvatura da unha para dentro, entrando na carne).

Influência de deficiências nutricionais nas unhas

O aspeto e a saúde das unhas são também influenciados negativamente pela deficiência de alguns nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.

– Deficiência de vitamina B12 (linhas escuras azuladas ao longo da unha);
– Deficiência de vitamina C (hemorragia na pele sob a unha)
– Deficiência de vitamina A (unha com tom muito claro e quebradiça)
– Deficiência de vitmaina B3 (unha opaca, com linhas esbranquiçadas transversais, e com a região distal da unha a descolar-se na pele)
– Deficiência de zinco (unha com uma tonalidade cinzenta, intensamente escamada à volta, sulcos transversais, e ainda, uma cutícula mais grossa e seca)

Como tratar e o que fazer para fortalecer as unhas

Seja porque razão for, se as suas unhas estiverem enfraquecidas e pouco saudáveis, o seu aspeto não será o ideal. Como tal, deverá tomar algumas medidas para fortalecer as suas unhas. De seguida iremos mostrar algumas formas de fortalecer as unhas.

– Como referimos acima, uma das causas intimamente ligada à saúde das unhas é a alimentação. Como tal, para fortalecer as unhas você deverá ter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais, essenciais para o seu desenvolvimento correto.

– Procure escolher um esmalte de qualidade superior, pois os mais baratos têm muitas vezes produtos químicos que irão corroer as suas unhas, fragilizando-as.

– Quando cortar as unhas, tenha o cuidado de não retirar as cutículas, pois elas protegem a unha e o leito ungueal de várias doenças.

– O contacto frequente com água e detergentes podem manchar as unhas e enfraquecê-las. Como tal, procure usar sempre luvas apropriadas quando lava a louça.

» Descubra Porque as Unhas dos Pés Ficam Amarelas?