-->Unhas - Educar Saúde

Unhas

Publicado em 20/01/2011. Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 16 dezembro 2018

As unhas são formadas por escamas córneas achatadas, que formam capas de proteção para as falanges distais dos dedos e artelhos.

Todas as unhas consistem em: um corpo, a porção descoberta, fixa, a unha; uma borda livre, a extensão anterior livre, do corpo; e uma raiz da unha, parte posterior ou proximal da unha.

A dobra da pele que se estende em torno das bordas laterais e proximal da unha constitui a dobra periungueal e a pele situada sob a mesma é o leito ungueal.

» Saiba como Tratar as Unhas dos Pés Grossas (Onicomicose)

O sulco entre o leito ungueal e a dobra periungueal é a fenda ungueal. A unha propriamente dita é dura e córnea, e consiste em várias camadas de células claras, achatadas, dotadas de núcleos contraídos e degenerados.

O crescimento das unhas é contínuo durante a vida, graças a um processo de proliferação e diferenciação de células epiteliais da raiz da unha, que gradualmente se queratinizam para formar a placa córnea.

» Unha do Pé Escura? Conheça 4 Causas e Possíveis Tratamentos

Curiosidades:

A Americana Lee Redmond é a Recordista do Guinness Book no que diz respeito ás maiores unhas do mundo. Lee Redmond diz não cortar as unhas desde 1979.

Na ponta dos dedos

A cor e o formato das unhas podem indicar que não as está a tratar bem, mas também podem sugerir problemas de saúde.

A principal função das unhas é proteger as extremidades dos dedos – uma zona muito sensível, por ser muito rica em terminações nervosas. No entanto, exibimos as unhas como se tratassem de adornos.

As unhas são formadas por queratina produzida na matriz – zona idêntica a uma meia-lua branca. Crescem cerca de um milímetro por semana, dois no caso das dos pés.

Podem parecer bastante sólidas devido à sua rigidez, mas são bastante vulneráveis a agressões, quer sejam físicas ou químicas, e podem revelar doenças mais ou menos graves, pela alteração da forma ou da cor.

Ao serem detectadas quaisquer anormalidades, como manchas, desfolhamentos ou alteração da sua cor natural, deverá procurar um dermatologista para que sejam analisadas as suas causas.

  • Conheça alguns dos sinais que indicam que deve consultar um especialista:

Picadas nas unhas – pequenas depressões que cobrem a superfície das unhas são quase sempre consequência de microtraumatismos repetidos. Se se assemelharem a um dedal poderá indicar psoríase, uma dermatose crónica.

Unhas Espessas – se estão estriadas, opacas, quebradiças, e descoladas nos rebordos é possível que se trate de onicomicose.

Unhas Onduladas – se a ondulação for transversal pode resultar de tratamentos muito fortes, de lesões repetidas na matriz ou derivado do hábito de roer as unhas. Podem ainda ser provocadas por eczemas ou doenças microbianas.

Unhas Amarelas – fica, normalmente, a dever-se ao hábito de fumar ou à aplicação de verniz de cor directamente sobre as unhas, sem que se use um protector.

Pode também indicar peuresia ou sinusite.

» Descubra Porque as Unhas dos Pés Ficam Amarelas?

Arqueadas – pode indiciar problemas específicos das vias respiratórias como bronquite, afecção pulmonar ou enfizema.

Unhas Recortadas – esta forma fica, normalmente, a dever-se à falta de vitamina C ou de ferro no sangue. Pode, ainda, ser um sintoma de anemia, principalmente durante uma gravidez ou na menopausa.

Unhas Azuis – pode ser um simples hematoma, no entanto pode sugerir deficiências circulatórias ou mesmo insuficiência cardíaca.

Unhas Brancas – uma palidez geral e acentuada pode anunciar uma anemia ou doença hepática. Pequenas manchas brancas não são reveladoras de nenhuma patologia, trata-se apenas de micromalformações da queratina.

Unhas Vermelhas – as unhas saudáveis apresentam-se rosadas, as manchas vermelhas denunciam uma doença cardíaca, pulmonar ou renal.

Se o contorno da unha está vermelho e inchado, pode trata-se de uma alergia ou de uma micose, normalmente provocada pelo contacto permanente com a água.

A inflamação pode ser dolorosa e a unha acabará por se descolar.

Unhas Negras – excluindo os hematomas resultantes de uma pancada, todas as colorações negras devem ser supervisionadas por um especialista, por poderem ser melanomas.

Leia Também: Remédio Caseiro Para Unhas Fracas

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965)

Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:

- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: ‪(11) ‬4301-9931

Também pode encontrar o Dr. Pedro no Linkedin e Instagram.