Urticária Colinérgica

A urticária colinérgica é uma alergia na pele que se manifesta através de manchas vermelhas, vermelhidão e coceira.

Continua depois da Publicidade

Este problema de saúde é mais comum em adultos e adolescentes, ocorrendo normalmente alguns minutos (2 a 30) após um aumento da temperatura corporal.

urticária colinérgica

Uma crise de urticária colinérgica pode ter um período de duração entre 20 a 90 minutos. De seguida saiba mais sobre as causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da urticária colinérgica.

Causas da urticária colinérgica

A urticária colinérgica está normalmente associada a um aumento da temperatura corporal, sendo esta a principal causa deste problema.

De seguida deixamos um conjunto de atividades ou situações que podem provocar essa elevação da temperatura do corpo:

– exercício físico;

– banhos quentes;

– utilização de saunas;

– utilização de hidromassagem;

– febre;

– stress emocional;

– ansiedade;

– ingestão de alimentos picantes.

Sintomas da urticária colinérgica

A urticária colinérgica manifesta-se através de vários sintomas, que incluem a vermelhidão, ardor, coceira e formigamento.

Continua depois da Publicidade

A erupção afeta sobretudo os braços e a zona superior do tronco, ficando a pele muito irritada e com muita coceira associada. Além dos sintomas atrás mencionados, há também outros que surgem em pessoas afetadas de forma muito intensa.

Nestes podemos incluir dores de cabeça, respiração ofegante, falta de ar, palpitações, desmaios, diarreia, entre outros.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico deste problema é realizado através da análise dos sintomas presentes, ou então, através da indução da elevação da temperatura do corpo, de forma a verificar-se o aparecimento dos sintomas da urticária colinérgica.

Depois de diagnosticado o problema, é então definido o tratamento. Em muitas situações, a urticária colinérgica resolve-se através do choque térmico causado por um banho frio.

No entanto, o tratamento consiste geralmente na toma de medicamentos antialérgicos, para reduzir a irritação e a coceira.

Fotos

Urticaria colinérgica

» Conheça 10 Tratamentos Naturais para se Livrar da Vermelhidão no Rosto

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24