Uva Preta: O que é, Composição Nutricional, Benefícios, Como Armazenar

A adição de uva preta na sua dieta é uma forma simples e deliciosa de beneficiar de um impulso extremamente nutritivo na sua saúde, uma vez que elas são econômicas, fáceis de encontrar e incorporar nas suas refeições.

Continua depois da Publicidade

Uva Preta

O que são as uvas pretas?

A uva preta é uma das variedade de uva existentes, que inclui, variedades vermelhas, brancas, verdes e douradas.

A uva preta, no entanto, têm níveis mais elevados de antioxidantes que as suas primas mais coloridas, devido a uma maior concentração de antocianinas, flavonoides e taninos.

Para aqueles que comem uvas pelos seus efeitos positivos na saúde, as uvas pretas são muitas vezes a variedade preferida, embora todos os outros tipos contenham boas quantidades de componentes saudáveis.

Quanto mais escura a pele da uva, mais ingredientes ativos ela contém. E muitos dos nutrientes presentes no fruto são encontrados na sua pele.

A uva preta está amplamente disponível na região do Mediterrâneo, bem como em todo o mundo.

Muitas vezes são usadas para fazer vinho, sobremesas, alguns pratos de frutas, etc.

Embora estas uvas mais escuras sejam menos comuns que as variedades vermelhas ou verdes, encontrá-las, geralmente não é difícil, principalmente nos principais países exportadores.

Descubra os Benefícios do Suco de Uva Integral

Composição Nutricional

Como mencionado acima, os benefícios nutricionais da uva preta são semelhantes a outras formas desta fruta, com algumas diferenças notáveis.

Tal como a maioria das outras uvas, as uvas pretas contêm cerca de 96 calorias em cada porção (1 xícara), bem como 16 gramas de hidratos de carbono.

Por cada xícara, oferece menos de 1 grama de fibra, menos de 1 grama de gordura, e não tem proteína.

As uvas contêm também níveis elevados de vitamina C, A, cálcio e ferro. Mais importante ainda, a uva preta contêm níveis elevados de antocianinas, taninos e resveratrol, antioxidantes poderosos com muitos efeitos benéficos na saúde.

Benefícios para a saúde

Os Melhores Benefícios Da Uva Preta Para A Pele, Cabelo E Saúde

Os benefícios para a saúde em destaque na fruta, incluem a capacidade de dar mais beleza à pele, proteger o coração, melhorar a visão, controlar a diabetes, fortalecer o cabelo, prevenir o câncer, aumentar a imunidade e garantir uma gravidez saudável, dentre outras.

Continua depois da Publicidade

Cuidados com a pele

Os níveis elevados de resveratrol presentes na uva preta, juntamente com outros antioxidantes, tornam este minúsculo fruto, extremamente útil para a pele. Os antioxidantes podem ajudar a atrasar o processo de envelhecimento e neutralizar a atividade dos radicais livres, que desenvolvem as rugas, e até mesmo melhorar a elasticidade da pele.

Cuidado capilar

Estudos descobriram que comer uva preta e outras frutas ricas em antioxidantes e minerais, pode ajudar a fortalecer o cabelo e prevenir a queda, melhorar o brilho, prevenir os cabelos grisalhos e até mesmo remover a inflamação do couro cabeludo que pode afetar negativamente os folículos capilares.

Trata a diabetes

As uvas pretas têm um índice glicêmico surpreendentemente baixo, o que significa que elas não têm um efeito problemático sobre os níveis de açúcar no sangue. Esta é uma boa notícia para as pessoas com a diabetes, ou com o risco elevado de desenvolver a doença, uma vez que este benefício pode ajudar a prevenir os picos de açúcar perigosos e as quedas de glicose e insulina.

Melhora a saúde cardíaca

O Resveratrol continua a surpreender os pesquisadores com os seus efeitos sobre o organismo, inclusive na manutenção de uma boa saúde cardíaca. Acredita-se que este antioxidante em particular possa impedir a acumulação de colesterol oxidado e prevenir ataques cardíacos e AVC.

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan sugere que a ingestão do fruto pode proteger contra danos nos órgãos relacionados com a síndrome metabólica.

A Síndrome metabólica é um conjunto de condições que ocorrem juntas – o aumento da pressão sanguínea, níveis levados de açúcar no sangue, excesso de gordura corporal em torno da cintura ou HDL baixo (o colesterol bom) e aumento dos triglicerídeos no sangue – aumentando significativamente o risco de doença cardíaca, Acidente vascular cerebral e diabetes tipo 2.

O resveratrol é conhecido para facilitar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos, melhorando assim a circulação do sangue no corpo.

Os fitoquímicos presentes neste ajudam na redução de lesões do músculo cardíaco e também na regulação dos níveis de colesterol no corpo, impedindo desta forma o risco de ataques cardíacos e outras doenças cardiovasculares.

Trata doenças crônicas

Muitos dos antioxidantes encontrados na uva preta foram associados à redução da probabilidade de câncer, uma vez que estes são capazes de neutralizar os radicais livres que podem levar à mutação celular e ao crescimento cancerígeno.

Impulsiona o sistema imunológico

Algumas pessoas atestam o ditado de “um copo de vinho por dia mantém o médico ausente”, e as pesquisas (algumas) apoiam esta afirmação; as uvas pretas, em particular, dão um impulso ao sistema imunológico, devido ao seu alto nível de vitamina C, que pode aumentar os níveis de glóbulos brancos (leucócitos).

Melhora a Visão

As uvas pretas contêm Luteína e Zeaxantina, 2 carotenoides conhecidos por ajudar a manter os olhos saudáveis. De acordo com um estudo publicado no Free Radical Biology and Medicine, “a dieta que contém uvas fornece proteção extra contra os danos oxidativos da retina e também evita a cegueira”.

Melhora a função cerebral

A fruta funciona como um agente de proteção do cérebro; melhora a memória e a concentração e a saúde do cérebro. Devido à presença de riboflavina, é benéfica para as pessoas que sofrem de enxaquecas. O Resveratrol, encontrado na baga pode ainda ajudar aP reduzir os níveis de peptídeos amilóide-beta em pacientes com doença de Alzheimer.

Descubra Os melhores Benefícios da Uva Vermelha para a Pele, Cabelo e Saúde

Como armazenar?

Como Armazenar E Conservar A Uva Preta

Para começar, antes de armazenar as uvas, precisa escolher as corretas(as que são firmes, uniformemente coloridas e ainda presas às suas hastes).

Uma vez trazidas para casa, deve refrigerá-las na mesma bolsa em que foram vendidas. A maioria das uvas durará entre 3 e 5 dias no frigorífico antes de se tornarem moles (muito maduras) ou descoloridas.

Continua depois da Publicidade

Certifique-se de lavar as uvas antes de comê-las, ou depois de comprá-las, inicialmente antes de armazená-las no frigorífico.

(Conheça também o extrato de semente de uva).

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)


A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24