-->Vacina contra H1N1: É indicada para portadores de doenças autoimunes? - Educar Saúde

Vacina contra H1N1: É indicada para portadores de doenças autoimunes?

Os portadores de doenças reumáticas autoimunes estão mais expostos aos riscos de infecção dos mais variados tipos. Uma pessoa sem este tipo de doença pode contrair H1N1, por exemplo. Imagine então o nível de cuidado necessário para os portadores de algum tipo de doença autoimune, tais como artrite reumatoide e lúpus.

Até há bem pouco tempo os riscos reais oferecidos pelas vacinas contra o vírus da influenza, o H1N1, não eram conhecidos. Mas estudos recentes comprovaram a eficácia e a segurança da vacina nos portadores de doenças reumáticas autoimunes. Fora realizados testes em portadores de diferentes doenças e em pessoas saudáveis, e o que se constatou foi que o organismo de ambos reagiu de forma bastante parecida.

Vacina Contra H1N1, É Indicada Para Portadores De Doenças Autoimunes

A verdade é que os portadores de doenças autoimunes devem realmente se preocupar com a imunização contra os diversos tipos de infecções, incluindo o vírus da influenza, o H1N1. Mas é preciso analisar cada caso, avaliando qual a vacina mais indicada para cada perfil de paciente. E, é claro, este é um trabalho para o médico especialista.

Respeite e fique atento aos sinais do seu corpo. Leve uma vida saudável. E consulte o médico regularmente, inclusive para saber sobre H1N1 e vacinas. Valorize o especialista. Valorize a sua vida.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Marcelo Amarante (Médico de família e comunidade - CRM-RS: 42408 - RQE Nº 29881)

Identificação profissional: CRM-RS: 42408

- Médico do trabalho - RQE Nº: 29800

- Médico do tráfego - RQE Nº: 29858

- Médico de família e comunidade - RQE Nº: 29881

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Marcelo Henrique Oliveira Amarante é um Médico graduado pela FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS (FCMMG), uma instituição da FUNDAÇÃO EDUCACIONAL LUCAS MACHADO (FELUMA).

Especializando em Psiquiatria pelo Centro de Estudos Cyro Martins (CCYM), especialização acreditada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Aprovado em prova para obtenção de Título de Especialista em Medicina do Trabalho, aplicada pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), entidade filiada à Associação Médica Brasileira (AMB).

Aprovado em prova para obtenção de Título de Especialista em Medicina de Tráfego, aplicada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), entidade filiada à Associação Médica Brasileira (AMB).

Aprovado em prova para obtenção de Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade, aplicada pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), entidade filiada à Associação Médica Brasileira (AMB).

Possui especialização em Higiene Ocupacional pela FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS. Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Especialização Master of Business Administration (MBA) em Auditoria em Saúde. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica, Auditoria/Regulação em Saúde, Perícias Médicas, Higiene Ocupacional, Ergonomia, Medicina do Trabalho e Medicina de Tráfego.

Atuação Profissional:

- Médico da LATAM Airlines;

- Médico da GOL Linhas Aéreas Inteligentes;

- Médico da Proforte, uma empresa do Grupo Protege;

- Superintendente Regulador/Auditor do SUS.

Também pode encontrar o Dr. Marcelo no Linkedin.