Gordura na Vagina: Saiba como eliminar

Revisão Clínica: Drª Camille Rocha Risegato. Atualizado: 09/09/24

A vagina, ou mais precisamente, a vulva e todos os seus componentes, tem diferentes formas, tamanhos e cores. Muitas mulheres incomodam-se pensando que a sua região vaginal não pareça “normal”. No entanto, basta dar uma olhada nestas fotos para ter uma ideia de como a genitália pode ser tão distinta em cada mulher.

Continua depois da Publicidade

Monte de vênus: Qual o tamanho considerado “normal”?

Vagina Gorda, Descubra Como Reduzir A Gordura Do Monte Pubiano

Ao mencionar “vagina gorda”, a mulher geralmente referem-se à área volumosa localizada acima dos lábios (monte púbico ou monte de vênus). A menos que a mulher se depile, o monte pubiano é geralmente o lar dos seus pêlos pubianos.

A sua principal finalidade é fornecer amortecimento para a mulher e seu parceiro, evitando fraturas no osso pélvico durante o coito. Além disso protege também a vagina de outras lesões.

O tamanho do monte púbico vai depender do peso e corpo de cada mulher. Cada corpo acumula gordura em diferentes áreas, sendo impossível e “injusto” definir uma média para esse volume.

Por vezes o termo vagina gorda é também usado em referência aos lábios externos mais carnudos (lábios maiores) ou ao excesso de pele presente na região púbica superior.

Tal como o monte de vênus, os lábios internos e externos têm igualmente dezenas de variações naturais. Todas elas são normais, e são o que faz a vulva de cada mulher ser tão única!

O mesmo pode ser dito para a região púbica superior. Embora a região abaixo do umbigo seja geralmente mais volumosa e macia, ela depende, em última análise, do peso e tipo de corpo da mulher.

O tamanho do monte púbico pode variar?

O monte pubiano é uma região “gordinha” por natureza. No entanto, quando a mulher ganha peso, dá origem ao acumulo de mais gordura no local. Por vezes, os hormônios são os culpados. Nestes casos, é possível notar que o tamanho do monte púbico e da área vaginal geralmente varia de acordo com a fase do ciclo menstrual.

Os principais culpados para esse excesso de gordura na vagina incluem:

  • puberdade;
  • menstruação;
  • gravidez;
  • perimenopausa (o fim da vida reprodutiva);
  • menopausa.

Embora os hormônios exerçam um papel importante, o ganho considerável de peso e o estilo de vida praticado são igualmente fatores fundamentais. Isso inclui, o tipo de dieta e a atividade física.

O sobrepeso atinge cerca de 53,8% das mulheres Brasileiras, enquanto a obesidade está presente em 19,6%. É preciso entender que, nos casos de sobrepeso e obesidade, a pele estica, e a vulva é um desses exemplos.

A região pode permanecer com excesso de gordura mesmo após a mulher perder uma quantidade significativa de peso. A menos que o peso eliminado tenha sido gordura localizada na região pélvica –  caso contrário, o monte de vênus vai evidenciar-se ainda mais do que antes, após a perda de peso.

Tal como acontece com a papada e o queixo duplo, a pele da vagina funciona da mesma forma, e nunca mais voltará ao seu estado anterior apenas com uma redução de peso.

Procedimentos como a cirurgia de bypass gástrico por exemplo, que levam a grandes perdas de peso, resultam na maioria dos casos, em pele caída e flácida acima da região pélvica.

Continua depois da Publicidade

O tamanho do monte de vênus pode afetar a estética dos lábios vaginais?

Sim! Por exemplo, se a mulher ganhar ou perder peso no estômago, a aparência e a forma do seu estômago mudam. O mesmo acontece na vulva.

As alterações no peso que afetam o monte pubiano podem, por vezes, levar a mudanças significativas nos lábios vaginais externos. Por exemplo, a mulher pode verificar que:

  • os lábios exteriores ficaram inchados;
  • os lábios externos ficaram mais alongados;
  • os lábios internos já não ficam expostos como antes;

Para mais informações sobre lábios vaginais alongados consulte o artigo: O que é a hipertrofia dos Lábios Vaginais: Como diminuir, cirurgia indicada…

É possível reduzir o volume e a gordura do púbis?

Embora existam rotinas de exercícios indicadas para este propósito, é impossível garantir que elas levem à perda de peso e gordura na região. Tudo depende do peso atual e estrutura corporal de cada mulher.

Por todas essas incertezas, muitas mulheres optam pela realização da lipoaspiração do monte de vênus, o procedimento cirúrgico usado para remover o excesso de gordura da vagina, neste caso, do púbis.

Exercícios

Quando praticado de forma regular, o exercício pode ajudar a perder peso e fortalecer o tônus ​​muscular. Ao seguir um plano de exercícios específico, de forma regular, a mulher vai certamente surpreende-se com os resultados.

Também pode realizar exercícios que visam a área pélvica inferior. Fortalecer o tônus ​​muscular na região pélvica inferior pode ajudar a reverter a ptose (queda) ao puxar novamente o púbis para cima, resultando em um púbis menos volumoso.

Além de recomendarmos também uma rotina regular de cardio, tente alguns dos exercícios abdominais indicados baixo. Realize três séries, cada uma com 25 repetições, quatro vezes por semana.

Movimento em V:

  • Deite-se de costas, com as pernas esticadas e os braços acima.
  • Levante as pernas para o alto e tente tocar os dedos dos pés com as mãos.
  • Retorne à posição inicial.

Esta foi a primeira repetição –  são 25, em 3 séries.

Mountain Climber:

  • Comece na posição de prancha.
  • Levante rapidamente um joelho em direção ao peito e, em seguida, volte novamente á posição inicial, ao mesmo tempo que leva o outro joelho em direção ao peito seguindo o mesmo procedimento.

Estas foram as 2 primeiras repetições –  são 25, em 3 séries.

Para fazer a prancha (plank jacks):

  • Comece na posição de prancha.
  • Salte com ambas as pernas para fora e para dentro.

Abrir e fechar conta como 2 repetições –  são 25, em 3 séries.

Dê tempo ao corpo! O processo de perda peso e construção muscular leva o seu tempo. Seja paciente consigo mesma. Se tiver tempo e disponibilidade, dê uma oportunidade ao exercício físico durante pelo menos três a quatro meses – antes de recorrer a qualquer cirurgia estética dispendiosa.

Continua depois da Publicidade

Procedimentos não cirúrgicos

O CoolSculpting e o truSculpt são 2 tratamentos não invasivos igualmente indicados para a remoção de gorduras localizadas. São equipamentos que usam técnicas não-cirúrgicas que ajudam a quebrar as células de gordura e incentivar e corpo a eliminá-las naturalmente. Funcionam bem em pequenas áreas, não estando de forma alguma indicados para perder peso ou eliminar a pele em excesso.

Lifting do Púbis

A elevação púbica (monoplastia), é um procedimento realizado através da combinação de técnicas de lipoaspiração e excisão, para remover as bolsas de gordura indesejadas e o excesso de pele. (Clique para ver o resultado antes e depois)

O procedimento é realizado geralmente em conjunto com uma abdominoplastia. Ambos são considerados procedimentos estéticos, e não serão cobertos pelo seguro. O tempo de recuperação depende das técnicas usadas em cada caso.

Quando consultar o médico ou ginecologista

Se vive preocupada com as gorduras que causam volume no monte de vênus, marque consulta com um ginecologista. Ninguém melhor que este profissional para responder a quaisquer dúvidas, ajudá-la a se sentir melhor e indicar o melhor tratamento.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Camille Rocha Risegato

Ginecologista e Obstetra - CRM SP-119093

Dra Camille Vitoria Rocha Risegato - CRM SP nº 119093 é formada há 14 anos pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, Rio de Janeiro.

> Consultar CRM (Fonte: https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_medicos&Itemid=59)

Dra Camille mudou-se para São Paulo onde realizou e concluiu residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (RQE nº 25978) no Centro de Referência de Saúde da Mulher no Hospital Pérola Byington em 2007.

Em 2008 se especializou em Patologia do Trato Genital Inferior nesse mesmo serviço. Ainda fez curso de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia na Escola Cetrus.

Trabalha em setor público e privado, atendendo atualmente em seu consultório médico particular situado na Avenida Leoncio de Magalhães 1192, no bairro do jardim São Paulo, zona norte de São Paulo.

Também pode encontrar a Dra Camille no Linkedin, Facebook e Instagram

.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24