Varicela

Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 16 dezembro 2018

A varicela é uma infecção comum nas crianças. Esta infecção é provocada por um vírus.

Causas da varicela

A transmissão da varicela faz-se através do contacto directo com uma pessoa infectada. Pode demorar entre 10 a 21 dias a manifestar-se.

É mais frequente surgir no final do Inverno e início da Primavera e em crianças entre os quatro e os nove anos.

Sinais e sintomas

Os primeiros sintomas são habitualmente a febre, dores de cabeça e cansaço. Surgem depois pequenas manchas e pápulas vermelhas que se transformam rapidamente em bolhas de água.

As bolhas acabam por evoluir formando crostas. A doença evolui muito rapidamente (cerca de 24 horas) mas podem continuar a surgir novas bolhas durante três a quatro dias.

A criança poderá transmitir a outras a varicela até todas as bolhas se terem transformado em crostas. Isto pode demorar uma semana. Em alguns casos pode demorar até cerca de dois meses para que todas as crostas desapareçam.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, feito apenas pela observação das lesões na pele.

Riscos e Complicações

Na enorme maioria dos casos a doença resolve-se em seis a oito dias. A principal complicação é, habitualmente, a infecção das lesões de varicela pela criança quando as coça. É importante manter uma boa higiene da pele e das mãos.

Tratamento para varicela

Deve ser dado paracetamol se a criança apresentar febre. Não deve ser dada aspirina. Pode ser necessário um anti-histamínico se a criança tiver muita comichão. Em casos seleccionados pode ser necessário o tratamento com outros medicamentos.

Fotos

Conheça os Óleos Essenciais que Atuam no Tratamento do Herpes Zoster