-->Varicocele: Entenda quando está indicada a cirurgia- Educar Saúde

Varicocele: Origem, diagnóstico e quando está indicada a cirurgia

Publicado em 16/05/2019. Revisado por Dr. Juliano Spada (Urologista - CREMESC 24814) a 16 maio 2019

Varicocele é a dilatação anormal e tortuosa das veias que realizam a drenagem do sangue que irriga os testículos. Está presente em aproximadamente 15% dos homens, podendo ser unilateral, mais prevalente no lado esquerdo, ou bilateral. Frequentemente, surge após os 10 anos de vida, durante o processo de puberdade, e é uma das causas de subfertilidade masculina. Por ser uma doença assintomática, a maior parte dos casos são diagnosticados incidentalmente em consulta médica por outro motivo.

Testículo Normal Vs. Varicocele

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

A origem da varicocele

A origem da varicocele é multifatorial. Acredita-se que os fatores primários envolvidos sejam o aumento da pressão venosa na veia renal esquerda, nas anastomoses venosas colaterais e na incompetência valvular da veia espermática interna esquerda em sua junção com a veia renal esquerda, sendo a progressão da doença relacionada a refluxo venoso espermático contínuo ou espontâneo.

Algumas características, como corpo alto e magro, parecem estar associadas ao surgimento de varicocele em adolescentes e adultos, provavelmente pelo maior comprimento da veia espermática e, consequentemente, da pressão hidrostática.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico pode ser realizado por avaliação clínica, sendo classificada em graus de zero (0) a três (3). Em algumas situações são necessários exames complementares, como ultrassonografia e tomografia, para avaliar outras lesões que possam estar relacionadas ao desenvolvimento da doença.

Diversas evidências sugerem que a varicocele possa alterar o crescimento testicular, a espermatogênese e o potencial de fertilidade.

Presume-se que a causa da lesão testicular esteja relacionada ao aumento da temperatura escrotal, mas a patogênese permanece pouco compreendida. Dessa forma, o exame clínico do testículo é fundamental e pode apresentar consistência amolecida. Além disso, a medida do volume testicular é importante porque pode predizer a necessidade de intervenção cirúrgica.

Quando está indicada a cirurgia

De acordo com o Dr Juliano Spada, Urologista, as principais indicações para a intervenção cirúrgica são: varicocele significante à esquerda, hipotrofia testicular bilateral, dor ou achados anormais na análise do sêmen.

A dor é uma indicação rara de cirurgia, relatada em apenas 2% a 10% dos pacientes na maioria das séries, sendo aliviada pelo procedimento em 68% a 88% dos pacientes. Observação é a abordagem de escolha para a maioria dos pacientes com varicocele até que uma indicação cirúrgica esteja presente.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Juliano Spada (Urologista - CREMESC 24814)

Urologista - CREMESC: 24814 RQE 16079

Consultar > Currículo Lattes

Dr. Juliano Spada é um médico graduado pela Universidade Federal de Pelotas - RS. Possui especialização em Cirurgia Geral pela Universidade Católica de Pelotas - RS. Outras especialidades e titulos incluem:

- Especialização em Urologia pelo Hospital Nossa Senhora das Graças - Canoas/RS

- Titulo de especialista em Urologista pela Sociedade Brasileira de Urologia e Associação Médica Brasileira.

- Membro da Sociedade Brasileira de Urologia.

Endereço: Rua Amazonas, 301 - Garcia, Blumenau - SC, 89020-000

Também pode encontrar o Dr Juliano no LinkedIn ou buscar no Google.