-->Varizes na Gravidez - Cuidados e como evitar - Educar Saúde

Varizes na Gravidez – Cuidados e como evitar

Publicado em 28/06/2010. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Saiba como evitar varizes na gravidez – Sempre tive má circulação, e assim, quando fiquei grávida, o problema agravou-se. Então, além do habitual peso nas pernas, comecei a sentir formigueiro e dores num determinado ponto. Um dia, examinando a zona, encontrei aquelas horrorosas veias nas minhas pernas», diz-nos uma leitora.

Além dessa sensação de fadiga e formigueiro, algumas mulheres sentem espasmos e dores numa determinada zona ou inclusivamente em todo o trajecto venoso. Outro sintoma típico são as pernas inchadas ao fim de cada dia. O aumento do volume de sangue, a pressão que o útero exerce sobre as veias da pélvis, os altos níveis de estrogéneos e progesterona favorecem as complicações circulatórias. Depois do parto as varizes costumam melhorar, por isso, convém esperar pelo fim da gravidez para as tratar. Entretanto, manteremos alguns cuidados básicos que aliviem a sensação de peso e a dor; assim evitaremos que se complique originando uma flebite.

Cuidados básicos
– Não permanecer sentada durante muito tempo seguido, nem com as pernas cruzadas. Repousar sempre com os pés elevados.

– Usar sapatos de tacão baixo.

– Caminhar muito e fazer exercício físico moderado.

– Vestir collants elásticos completos (nunca meias pelo joelho).

Publicidade

– Tomar banho com água tépida (o calor prejudica).

– Consultar o ginecologista sobre a possibilidade de usar produtos farmacêuticos (venóticos). Estes medicamentos diminuem a inflamação e favorecem a circulação.

Se três meses depois do parto, as varizes continuarem salientes e dolorosas, o médico pode recomendar tirá-las através de cirurgia.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858

Publicidade