As varizes tem cura?

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018 - Publicado a 6 de janeiro de 2015

As varizes resultam do mau funcionamento das válvulas venosas, existentes ao longo das veias. Quando estas válvulas não cumprem devidamente a sua função, o sangue começa a acumular nas veias, deixando-as danificadas, dilatadas e com um aspeto inestético.

cirurgias de varizes antes e depois 6

Além de arruinar o visual da pele, as varizes trazem ainda consigo outros problemas como dor, desconforto, cansaço e sensação de peso nas pernas.

Uma das perguntas mais habituais nas mulheres que sofrem deste problema é se as varizes tem cura. Na realidade, não existe uma cura milagrosa para esta doença, contudo, há hoje em dia tratamentos bastante eficazes na remoção das varizes.

Tratamentos para eliminar varizes

Existem vários tratamentos que irão remover varizes, deixando assim as pernas com um aspeto muito mais bonito e uniforme. Entre os vários tratamentos que permitem eliminar varizes, destacam-se a cirurgia, a escleroterapia e o laser.

Contudo, todos estes tratamentos apenas servem para retirar varizes já existentes, não ajudando a prevenir o aparecimento de novas. Para evitar que surjam novas varizes é fundamental ter a noção de que deve alterar alguns hábitos diários. Saiba mais sobre como evitar o aparecimento de varizes.

Como evitar o aparecimento de varizes

Apesar dos tratamentos atrás referidos eliminarem varizes já existentes, é fundamental que tome as medidas necessárias para impedir que outras surjam.

Causas como o excesso de peso, o sedentarismo, a utilização de roupas muito apertadas, passar muito tempo em pé, são algumas das razões para o aparecimento de varizes, e como tal, para evitar que estas surjam, deve alterar alguns dos seus hábitos diários. Confira de seguida várias dicas sobre como evitar o aparecimento de varizes:

– fazer uma alimentação saudável e balanceada;

– praticar regularmente atividade física;

– não estar muito tempo em pé, sentado ou com as pernas cruzadas;

– utilizar diariamente meias de compressão elástica.

Remédios caseiros para varizes

Existem alguns tratamentos caseiros que melhoram a circulação sanguínea, e como tal, ajudam a combater o aparecimento de varizes. Alimentos como o abacaxi e a castanha da Índia são alguns dos ingredientes utilizados, oferecendo vários benefícios importantes sem quaisquer contraindicações.

Leia Também: Tratamento caseiro para varizes.