-->Vasculite Leucocitoclástica - Tratamento, Causas, Sintomas e Diagnostico

Vasculite Leucocitoclástica

Publicado em 11/02/2010. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

A Vasculite Leucocitoclástica é uma Vasculite necfosante dos pequenos vasos sanguíneos. Púrpura palpável dos membros inferiores é o sintoma predominante.

Foto De Vasculite Leucocitoclástica

A biopsia cutânea detecta achados de vasculite leucocitoclástica.

Esta Ocorre mais comumente em resposta a um novo antígeno: numerosos fármacos, neoplasias, doença do soro, infecção bacteriana ou viral, deficiência congênita de complemento.

Por vezes, associada à febre, artralgias, dor abdominal com ou sem sangramento gastrintestinal, infiltrados pulmonares, comprometimento renal com hematúria.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Diagnóstico Diferencial

  • Poliarterite nodosa
  • Púrpura de Henoch-Schonlein
  • Crioglobulinemia mista essencial
  • Vasculites associadas a ANCA (de Wegener, poliangiite microscópica)
  • Meningococemia
  • Gonococemia

Tratamento

Tratar a doença subjacente, quando presente; Suspender o fármaco ofensivo; Usar corticosteróides nos casos graves.

Dica

A púrpura palpável da vasculite por hipersensibilidade localiza-se nas regiões inferiores e, portanto, espalha-se pelas pernas do paciente capaz de deambular, mas concentra-se no sacro e na face posterior das coxas daquele confinado ao leito.

É conhecida por vários nomes: Vasculite de hipersensibilidade, Vasculite necfosante dos pequenos vasos sanguíneos, angiite de hipersensibilidade e angiite leucocitoclástica.

Referências
Cuellar ML: Drug-induced vasculitis. Curr Rheumatol

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858