-->Vasinhos nas Pernas - Educar Saúde

Vasinhos nas Pernas

Publicado em 23/09/2014. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

As varizes são um dos problemas mais frequentes nas mulheres. Aquelas pequenas veias salientes e escuras arruínam por completo a imagem das pernas, provocando até nalgumas mulheres constrangimento em usar bikinis ou saias. De seguida poderá saber mais sobre o que são e como aparecem os vasinhos nas pernas, e ainda, quais as opções de tratamento.

Vasinhos nas pernas

Os vasinhos nas pernas são pequenas varizes que se formam a partir de uma formação vascular incorreta. Apesar de poderem surgir em homens e mulheres, os vasinhos nas pernas são mais frequentes no universo feminino, estimando-se que 80% das mulheres sofra deste problema.

Os vasinhos nas pernas aparecem quando as veias mais finas, localizadas mais perto da superfície da pele, sofrem alguma pressão, provocando a sua dilatação. Ao ficar dilatada, o sangue fica aí retido, resultando em pequenos fios vermelhos ou roxos. Apesar de serem bastante inestéticos, estas pequenas varizes não interferem na circulação sanguínea nem provocam qualquer problema de saúde sério.

As causas para o desenvolvimento destas pequenas varizes podem estar relacionadas com os genes, ou então, com fatores do dia-a-dia. Assim, hábitos como o uso frequente de salto alto, posturas incorretas de pessoas que passam muito tempo em pé ou sentados, a toma de anticoncecionais, ou ainda, condições como excesso de peso ou sedentarismo, são fatores que podem favorecer o aparecimento dos vasinhos nas pernas.

Como tratar os vasinhos nas pernas

Existem várias opções de tratamento para os vasinhos nas pernas. Assim, você deve apostar em meias de compressão elástica, que deve usar frequentemente, que aliadas à toma de medicamentos drenantes e uma prática regular de exercício físico, terão um resultado bastante interessante. Há ainda tratamentos estéticos que prometem eliminar os vasinhos nas pernas rapidamente e por completo.

Estes incluem aplicação de laser, eletroterapia, escleroterapia, crioeletroterapia.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.