5 Vegetais Que Não devem ser Consumidos Crus

Apesar da facilidade em consumir os vegetais e os feijões crus, o ideal é cozinhá-los para destruir todas as toxinas presentes. A ingestão de cogumelos e vegetais crucíferos totalmente crus, é algo que deve ser totalmente evitado, já que eles são de difícil digestão.

Continua depois da Publicidade

Leguminosas como mandioca, berinjela e batatas contêm toxinas danosas que podem ter efeitos devastadores no corpo, severos o bastante para causar até mesmo a morte.

Comer vegetais crus pode economizar muito tempo e esforço. Mas, você realmente consegue algum benefício extra em consumi-los assim? Ou eles acabam sendo prejudicais quando consumidos dessa forma?

5 Vegetais Que Não Devem Ser Consumidos Crus

Cozinhar ou aquecer os vegetais pode aumentar seu valor nutricional e também destruir as toxinas, uma vez que elas não suportam altas temperaturas.

A berinjela, batatas e mandioca contêm toxinas que possuem potencial risco de vida. Os cogumelos e vegetais crucíferos devem ser devidamente cozidos a fim de evitar as dificuldades do sistema digestório ao processá-los enquanto crus.

Vegetais que não devem ser comidos crus

Abaixo temos uma lista dos 5 vegetais que precisam ser cozinhados antes do consumo:

Mandioca

A raiz da mandioca (Manihot esculenta), também conhecida como yuca, maniba, aipim, macaxeira ou tapioca, é derivada da planta de mesmo nome.

Naturalmente, ela possui uma toxina chamada de glicosídeo cianogénico, que é convertida em cianeto de hidrogênio quando consumida na forma crua.

Isso leva ao envenenamento por cianeto, que causa morte celular, já que o veneno impede as células de absorverem oxigênio.

Outros sintomas como fraqueza, confusão, náusea e dificuldade de respirar são facilmente perceptíveis logo após o consumo da raiz crua. Em casos graves, o consumo de mandioca mal cozida também pode levar à morte. (1) (2)

Berinjela

A berinjela sempre deve ser cozida antes do consumo, uma vez que ela contém a perigosa toxina solanina em sua forma crua. Cozinhar a berinjela destrói a solanina e a torna segura para o consumo.

Caso você consuma berinjela crua, sentirá náusea, dor abdominal além de ter diarreia e crises de vômito. Tontura e fatiga também podem aparecer, fora isso, a ocorrência de febre pode ser um sinal inicial de envenenamento. (3)

As batatas também contêm solanina e devem ser cozidas, fritas ou assadas antes do consumo.

Repolho e brócolis

Apesar do repolho, brócolis e outros vegetais crucíferos, como a couve e couve-flor, serem extremamente nutritivos, eles contêm açúcares complexos que os tornam de difícil digestão.

Continua depois da Publicidade

Pessoas com problemas de tireoide devem evitar o alto consumo de vegetais crucíferos, uma vez que eles podem interferir com o funcionamento da glândula.

Cogumelos

Além de deixar os cogumelos com um gosto melhor, cozinha-los antes de comer pode também prevenir o câncer.

Os cogumelos brancos comuns (Paris) contêm pequenas quantidades de agaritina, uma toxina considerada cancerígena.

Como essas toxinas não suportam calor, cozinhar os cogumelos pode terminar por destruí-las. Adicionalmente, é difícil digerir cogumelos crus já que eles possuem paredes celulares rígidas.

» Conheça os 9 Benefícios do Cogumelo Juba de Leão

Feijões

Consumir feijões crus ou mal cozidos pode ser prejudicial devido à presença normal de lectinas no grão. As lectinas não são sempre danosas, mas aquelas encontradas nos feijões podem ser tóxicas.

Os feijões comuns contém uma lectina chamada de fitohemaglutinina, que pode causar vômito, náusea e dor abdominal apenas algumas horas após o consumo.

Consumir feijões crus, por mais que seja em pequenas quantidades como 4 ou 5 grãos, já pode ser danoso ao organismo.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24