Ventosas – o que são?

Atualizado e Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 08/08/2019

As Ventosas são um instrumento utilizado como alternativa aos fórceps para ajudar o bebé a nascer. É um aparelho de sucção que é colocado sobre a cabeça do bebé quando este ainda se encontra dentro do útero materno, e quando as contracções e o trabalho de parto não estão a ser eficazes. A sucção permite ao obstetra puxar a criança durante a fase final do parto. A pressão é aplicada numa área vasta do crânio.

Muitos bebés extraídos recorrendo à utilização de ventosas apresentam uma cabeça oval, em função da força a que foi sujeita. É um método cada vez mais em desuso por ser considerado traumático para o bebé.

VOLTAR PARA »
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.