-->Verde de indocianina - Educar Saúde

Verde de indocianina

Publicado em 21/04/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

O verde de indocianina é uma solução injectável de iodina livre, que corresponde a uma molécula de tricarbocianina com propriedades de absorção e fluorescencia no domínio dos infra-vermelhos. O verde de indocianina monópico é correntemente utilizado em clínica para avaliação da função cardíaca, função hepática e tambem nas angiografias de infra-vermelhos (angiografia coroidiana).

Estudos:

Efeitos do verde de indocianina monópico sobre as propriedades eritrocitárias – In vitro

P. FIGUEIREDO , C. SALDANHA , P. SOUZA RAMALHO
Instituto de Bioquímica
Fac. Medicina Lisboa / Centro de estudos de microcirculação e Biopatologia Vascular 

Objectivo: O objectivo deste trabalho foi o estudo dos efeitos do verde de indocianina monópico sobre as propriedades : Bioquímicas (fluidez membranar , actividade enzimática da acetilcolinesterase [AChE]) e Hemorreológicas (deformabilidade eritrocitaria e agregação eritrocitaria) do glóbulo vermelho in vitro.

Material e Métodos: Num grupo de 8 dadores foram colhidas amostras de sangue em tubos de heparina, destas amostras foram feitas 3 aliquotas : O controlo (C: 1ml de sangue) , Amostra 1 (A1:1ml de sangue: substituição de 10l de plasma pelo mesmo volume de verde de indocianina, 10-4 M), Amostra 2(A2: 1ml de sangue: substituição de 10l de plasma pelo mesmo volume de verde de indocianina, 10-5 M). Todas as alicotas foram incubadas por um período de 30 minutos ,à  temperatura ambiente. Depois foram medidos os seguintes parâmetros: Agregação eritrocitaria por Agregometro Myrenne, a actividade enzimática da Acetilcolinesterase foi determinada pelo método espectrofotometrico modificado de Kaplan , a fluidez membranar foi determinada por duas provas de polarização fluorescente:(i) 1,6-difenil-1,3,5-hexatrieno (DPH) para a região hidrofóbica, e (ii) 1,4 (trimetil-amina)-fenil-6-fenilhexa 1,3,5-trieno(TMA-DPH), para a região polar externa.A deformabilidade eritrocitaria foi determinada por difractometria de laser pelo ectacitometro Myrenne e a osmolalidade plasmática por osmómetro crioscópico ,Osmomat 030 respectivamente.

Resultados: Actividade da Acetilcolinesterase Eritrocitária, como marcador da integridade membranar, aumenta (Valores de AChE: A1=296,3 vs C=276,9 / A2=298,5 vs C=276,9 ), (p0,05). Fluidez da membrana lipidica , aumenta (Valores de DPH: A1=0,296 vs C=0,281 / A2=0,297 vs C=0,281 ), (p0,05)

Conclusão: O Verde de Indocianina Monópico ( 10-6 M e 10-7 M ),parece interagir com a membrana eritrocitaria humana .

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.