Bolonha

Revisado por Andre a 28 outubro 2018

Bolonha é a cidade dos pórticos e das arcadas. Andar pelas suas ruas como que nos transporta para outra época. É ainda a cidade por excelência da vida académica, sendo casa da universidade mais antiga da Europa.

Itália

País: Itália (União Europeia)
Capital: Roma
Moeda: Euro
Governo: República
Idiomas: Italiano
Emergências/Polícia: 113
Bancos: Seg-Sex 08:30-13:00 e 14:00-16:00 / 08:30-13:30 e 14:30-16:00
Electricidade: 230v 50Hz

Informação

Região: Emilia Romagna
Aeroporto: Aeroporto Guglielmo Marconi (www.bologna-airport.it)
Turismo: www.italiantourism.com | www.emiliaromagnaturismo.it | www.comune.bologna.it

Mapa da localização do aeroporto de Bolonha (Aeroporto Guglielmo Marconi)

Locais a Visitar em Bolonha

Situada no Norte de Itália, a cidade de Bolonha, que viu nascer a universidade mais antiga da Europa, é um dos pólos industriais mais importantes de Itália e “capital” universitária. Antigo ponto de encontro entre Bizantinos, Romanos e Lombardos, Bolonha é reflexo de diferentes culturas. Do período medieval destacamos as Torres Asinelli e o Palácio do Rei Enzo. O Palazzo del Potestá (Palácio do Governo), Foro dei Mercanti, Palazzo dei Notai (Palácio dos Notários) são construções em estilo renascentista que merecem uma visita. A forte crença religiosa, característica comum nos italianos, marca também presença em Bolonha. Por toda a cidade, existem inúmeras igrejas e basílicas.

A Basílica de Santo Stefano é paragem obrigatória. O facto se ser composto por sete igrejas, pertencentes a várias épocas e interligadas entre si faz deste monumento caso único na arquitectura mundial. Uma referência de Bolonha é a presença de pórticos por toda a cidade. O pórtico da Basílica de San Luca, com os seus 3.5 km é o maior do mundo, faz a ligação entre o centro da cidade e esta construção e é um dos sítios de passeio e descanso dos habitantes da cidade. Não muito longe de Bolonha, fica Florença, uma cidade a não perder.

Outros locais de interesse:

Archiginnasio;
Basílica de San Petronio.