O que é: A videonistagmografia ou avaliação vestibular (VNG) consiste num teste ou exame de diagnóstico para determinar quais as causas das vertigens ou distúrbios do equilíbrio.
Se as tonturas não forem causadas pela porção vestibular do ouvido interno, as causas podem estar relacionadas com o cérebro, distúrbios, tais como a hipotensão, ou por problemas psicológicos, tais como a ansiedade.
Para quem sofre de vertigens, até há bem pouco tempo esse era um problema sem qualquer solução, com o qual as pessoas tinham que saber viver.
As vertigens consistem, não apenas em ter medo das alturas, mas essencialmente na sensação de sentir tudo à sua volta a andar à roda, ou ainda, a impressão de que tudo à sua volta de está a deslocar, sem realmente isso estar a acontecer.
Todas estas sensações imprimem à sua vida diária um sentimento de insegurança e de angústia. No entanto, hoje em dia é possível avaliar quais as causas das vertigens de maneira a perceber se é possível a sua resolução ou não.
O teste mais comummente utilizado para fazer esta avaliação é a videonistagmografia.
Este exame, não invasivo e bastante simples, vai permitir analisar os nistagmos provocados e espontâneos, através da observação dos movimentos oculares do paciente.
Os nistagmos são movimentos rítmicos que alguns olhos fazem involuntariamente em determinadas posições.
Como se faz a Videonistagmografia
Este exame inicia-se com a colocação de uma máscara vedada à luz na cara.
De seguida, os olhos do paciente serão iluminados por infravermelhos, que provocarão movimentos nos olhos, que serão captados através de vídeo.
Além disso, serão ainda feitas algumas provas, que ajudarão ao diagnóstico final.
Assim, serão realizadas pesquisas de nistagmo espontâneo e posicional, e ainda provas de oculomotricidade, rotatórias e calóricas.
Todas estas provas e pesquisas permitirão despistar um conjunto de possíveis causas para o problema das vertigens.
Através da Videonistagmografia, é possível saber se as vertigens têm origem no sistema nervoso ou não.
Dessa maneira, este exame permite descobrir se as causas das vertigens estão relacionadas com o sistema nervoso, como a neuronite vestibular, lesões vestibulares ototóxicas, ou a vertigem posicional paroxística benigna, ou então, relacionada com problemas no funcionamento dos olhos.
Neste caso, tem uma importância especial a prova de oculomotricidade.
Preparação para o exame
3 dias antes deverá suspender a medicação para as vertigens, caso exista; devido a alguns medicamentos e substâncias poderem interferir com os resultados do exame;
Não fazer maquilhagem nos olhos;
Deverá vir acompanhado(a) porque não pode conduzir a seguir ao exame
Preço da Videonistagmografia
Após uma breve pesquisa foi encontrado apenas um preçário com o valor deste exame. O valor é de 227 euros (fonte: Hospital Cuf Infante Santo – Alcântara em Lisboa.
Onde fazer
Porto
HospitalCuf Porto
Estrada da Circunvalação, 14341, 4100-180 Porto
Coimbra
Centro de Otorrinolaringologia de Coimbra
Rua Brigadeiro Correia Cardoso 12 – Coimbra 3000-083
Clínica Orl-António Diogo Paiva Lda Coimbra
Rua São Teotónio Lote 10-r/c-D
3000-377 COIMBRA – Santo António dos Olivais
Jorge Carvalho Sofia Lda
Morada: Av.Calouste Gulbenkian, 98 A Salas 8 E 9, Coimbra, Coimbra, 3000-
Lisboa
MALO CLINIC Instituto do Coração
Avenida dos Combatentes, 43 – 1600-042 Lisboa, Portugal
Hospital da Luz – Centro Clínico da Amadora
Praça Ernesto Melo Antunes, 1, 2700-339 Amadora
» Conheça 10 Remédios Caseiros para Vertigem
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.