Vilamoura

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Vilamoura é o destino ideal para quem procura a máxima diversão e descontração durante o fim de semana!…

ONDE FICA LOCALIZADA VILAMOURA

A Cidade de Vilamoura situa-se no coração do Algarve, província portuguesa mais a sul do país, banhada pelo oceano Atlântico.

BELEZA NATURAL

A região algarvia possui uma diversidade de recursos naturais de grande riqueza, exemplo disso são as suas maravilhosas praias. Vilamoura não foge à regra. Os seus campos de golfe representam áreas de enorme valor ecológico proporcionando, simultaneamente, um habitat natural para uma ampla variedade de flora e fauna, especialmente diferentes tipos de aves, como, por exemplo, a galinha sultana (porphyrio porphyrio).

Esta conhecida ave de cor azul forte que, há alguns anos, encontrava-se em perigo de extinção, é agora uma presença habitual nos campos de golfe Laguna Golf Course e Millennium Golf Course.

O mesmo aconteceu com a garça vermelha (ardea purpurea), ave graciosa que foi adoptada como símbolo do Parque Ambiental de Vilamoura. Algumas espécies de pequenos mamíferos como coelhos, raposas e ouriços cacheiros habitam pinhais, terrenos cobertos de erva e zonas com arbustos, que rodeiam os campos de golfe. Répteis como camaleões e diversos tipos de lagartos partilham este mesmo habitat.

CULTURA DE VILAMOURA

Vilamoura, um refúgio aprazível onde se respira tranquilidade e segurança, convida à prática desportiva, quer seja um passeio a cavalo, uma partida de ténis, desportos náuticos ou bowling na relva. O Sol, o mar e o céu azul fazem deste magnífico empreendimento turístico-residencial um local único, onde a intensa vida social e o convívio despreocupado das esplanadas conferem outra dimensão às velhas ou novas amizades.

No Inverno, Vilamoura é notícia, devido à realização de regatas entre as quais se destaca, em Fevereiro, a famosa Regata do Carnaval. Mas é no Verão que o resort se torna mais concorrido. Famosos e desconhecidos, portugueses ou estrangeiros, elegeram-na como destino de férias. Os dias são passados calmamente na praia e prolongam-se em noites deslumbrantes, que têm início nas esplanadas da Marina e acabam quase sempre com o nascer do Sol.

LOCAIS A NÃO PERDER

As transparentes e mornas águas atlânticas da região algarvia convidam aos banhos de mar e aos mais diversos desportos náuticos. Por estes motivos, a praia da falésia que banha Vilamoura é imperdível!

A Marina é um dos importantes pontos de paragem de Vilamoura, não só para fazer uma refeição num restaurante de cozinha típica algarvia, mas também para admirar as embarcações provenientes de todos os cantos do mundo.

Se é praticante de golfe, esta é a sua oportunidade para experimentar qualquer um dos quatro excelentes campos existentes em Vilamoura. Entre outras facilidades incluem-se as excursões de barco, que partem da marina, os desportos náuticos como, por exemplo, o windsurf e o esqui aquático, e os passeios a cavalo.

A noite é também muito afamada, ou seja, não faltam bares e discotecas. Há uma sala de cinema perto do centro e um casino com espectáculos nocturnos e a uma discoteca.

FORA DE MÃO

Nos arredores de Vilamoura, entre as várias plantações de eucalipto, existe um campo de tiro Olímpico, um clube de ténis e um aeródromo.

FACA E GARFO

A gastronomia algarvia é muito rica e variada, pois contém diversos pratos tanto de peixe como de carne. Os doces também são muitos afamados. O rei da cozinha algarvia é o atum servido das mais variadas formas, todas saborosas. Entre outros pratos de peixe, destaque-se a caldeirada algarvia, um prato mais frequente na orla litoral do Algarve, os choquinhos com tinta e a salada de polvo. Os mariscos abundam.

Para os apreciadores de carne, além da tradicional carne de porco com amêijoas, aconselha-se a famosa galinha cerejada e as incomparáveis favas com chouriço à algarvia. A abundância de amêndoas e figos na região do Algarve contribuiu para o desenvolvimento de uma doçaria tradicional de excepção. Nada como experimentar os doces que contenham amêndoa, figos e gila. Delicie-se com os morgados de amêndoa, característicos do interior algarvio, os Dom Rodrigos, especialidade de Lagos, e os bolinhos de massa de amêndoa, confeccionados com formas de frutos, peixes e outros motivos coloridos.

Os vinhos algarvios são suaves, aveludados, frutados e pouco encorpados; têm um volume de álcool superior a 13 graus. Os vinhos tintos são servidos com carne e enchidos. Os brancos são um aperitivo perfeito ou o acompanhamento ideal para mariscos e peixe.

COMO CHEGAR A VILAMOURA

Se for de automóvel terá de atravessar a Ponte Vasco da Gama ou a Ponte 25 de Abril e seguir pela A-2 até Grândola, para depois entrar no ramo de ligação do IC1. Em Ferreiras, apanhe o IP1 e saia em direcção a Boliqueime, onde entrará na EN25. Um pouco mais à frente, surgir-lhe-á a majestosa entrada para Vilamoura.

O único aeroporto internacional do Algarve situa-se na cidade de Faro. Diariamente, há ligações a partir de Lisboa e Porto.

TOME NOTA

Clima: O Algarve tem um clima quente e seco, com influências mediterrânicas. A temperatura média anual é de cerca de 17º C.

SABIA QUE…?

Vilamoura foi construída sob as ruínas romanas de uma casa nobre ou Villa, de balneários públicos, de tanques de salga de peixe, das fundações de uma torre funerária e de uma zona portuária. Uma descoberta que originou a inauguração do Museu e Estação Arqueológica “Cerro da Vila”, em Dezembro de 1998.

Fotos de Vilamoura

Marina de Vilamoura á noite

 Luxos de sonho em Vilamoura

 A âncora faz parte das origens de Vilamoura.

 Lake Resort – Interior de um dos mais luxuosos resorts turisticos do Algarve, Portugal.