Vinagre de Arroz: 8 Benefícios e os Melhores Substitutos

Se ainda não adicionou o vinagre de arroz à sua dieta, entenda que está desperdiçando um ingrediente livre de calorias e altamente saboroso — além de oferecer uma série de outros benefícios à sua saúde.

Variedades De Vinagre De Arroz NAKANO

O que é o vinagre de arroz?

O vinagre de arroz é um vinagre derivado da fermentação do arroz. Ele é bem popular nos países asiáticos, como Coreia, Vietnã, Japão e China. Embora cada um desses países possua versões do produto ligeiramente diferentes, os componentes básicos são os mesmos.

O vinagre produzido na Ásia destaca-se por ser menos ácido do que aqueles encontrados em outros países do mundo. Por essa razão, ele é frequentemente usado em receitas culinárias.

Normalmente, o arroz branco ou marrom são misturados com algum tipo de catalisador/iniciador de fermentação. A partir daí, os processos naturais entram em ação, resultando no vinagre.

Devido à sua composição química única, o vinagre de arroz é usado tanto numa ampla diversidade de alimentos, como em aplicações medicinais e em produtos de limpeza.

O elevado fornecimento de ingredientes ativos e compostos potencialmente benéficos fazem desse vinagre um excelente incremento para qualquer dieta saudável.

Mais do que isso, o produto é conhecido por realçar o sabor natural alguns certos alimentos e pratos. Por isso, ele costuma ser usado para dar um toque culinário particular em pratos específicos.

Benefícios do vinagre de arroz para a saúde

Embora a maioria das pessoas pense que o vinagre de arroz é útil somente para a gastronomia, ele também fornece uma série de benefícios para a saúde, como a melhora da imunidade, a regulação da pressão arterial, a prevenção de infecções e a desintoxicação do corpo, dentre outros.

Melhora a qualidade da pele

Esse vinagre pode ser aplicado diretamente sobre a pele, principalmente quando misturado com o óleo essencial da árvore do chá (Melaleuca alternifolia). Esta combinação pode agir como um adstringente, para apertar a pele e evitar algumas infecções. Simultaneamente, a combinação pode ajudar a acalmar a inflamação e aumentar o brilho natural da pele.

Melhora o sistema imunológico

Esse tipo de vinagre é rico em alguns aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico. Ao usar o vinagre de arroz, em vez dos outros mais comuns, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e reduzir a atividade dos radicais livres.

Reduz a hipertensão

Não só é um produto livre em calorias, como também é livre em sódio. Muitos são os indivíduos que consumem quantidades excessivas de sódio. Muito sódio na dieta aumenta o risco de pressão arterial elevada. Desta forma, reduzir a ingestão de sódio, utilizando alimentos como este tipo de vinagre pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

Previne problemas cardiovasculares

Estudos mostram que o produto pode diminuir a deposição de colesterol nas artérias e vasos sanguíneos, ajudando a evitar doenças cardíacas, como a arteriosclerose, os ataques cardíacos e os acidentes vasculares cerebrais.

Promove a digestão

Alguns dos ingredientes ativos encontrado no vinagre de arroz, como o ácido acético, são capazes de aliviar a inflamação intestinal, promovendo também a normalização dos movimentos peristálticos e intestinais.

Tonifica o fígado

Durante séculos, o produto é popularmente usado no Japão como um tônico para o fígado. Acredita-se que este tipo de vinagre amplifique os efeitos desintoxicantes do órgão e, assim, garanta que ele funcione normalmente.

Aumenta os níveis de energia

Existem aminoácidos essenciais e outros ingredientes ativos no vinagre de arroz que podem ajudar o corpo a combater a fadiga e a impulsionar o  metabolismo — naquelas horas em que você mais precisa dele. Ao utilizar este vinagre como um molho para saladas ao meio do dia pode ajudar a dar o impulso adicional que você precisa.

Emagrece

Descubra Como Emagrecer Com Vinagre De Arroz

A dieta do vinagre é uma das formas mais fáceis de aumentar as suas chances de perder peso. Tal como outras dietas alimentares, como a dieta da maçã por exemplo, não existem regras rígidas para se preocupar. Tudo o que tem a fazer é simplesmente optar por incorporar o produto na sua dieta de emagrecimento.

Semelhante à dieta do vinagre preto, tudo o que precisa fazer é beber cerca de 15 a 30 mL de vinagre por dia. Bem simples!

O ácido cítrico e os aminoácidos encontrados no vinagre, dão ao metabolismo o impulso necessário para o corpo começar a queimar gordura mais rápido e de forma mais eficiente.

Qual o momento ideal para beber o produto? Beba após as refeições. Beber vinagre com o estômago vazio tem um peso enorme no estômago. Idealmente, deve beber cerca de 10 ml de vinagre após o pequeno almoço, almoço e jantar. Beber até 15 ml à noite, após o jantar, é o ideal.

Tenha em mente que deve ficar entre os 15 a 30 mililitros por dia, e que continuar a beber dia após dia é a chave para o sucesso na perda de peso.

Lojas Onde Comprar (Brasil e Portugal)

Brasil: 01) Castelo 750ml

Brasil 02) Kenko 750ML

Portugal 03) Paladin 125ml

Portugal 04) Clearspring 150ml

Usos do vinagre de arroz

O que muitas pessoas não sabem é que, na verdade, o vinagre de arroz equivale ao vinho de arroz, com a diferença de ser fermentado por mais tempo, levando ao vinho de vinagre de arroz.

Ele é mais popularmente usado quando se deseja adicionar uma pitada de azedo ao prato. Mas também é utilizado como um ingrediente base do arroz do sushi, além de ser usado na conserva de muitos vegetais e outros alimentos asiáticos.

Muitas pessoas utilizam-no como um acompanhamento para batatas fritas ou salteadas, ou como um ingrediente picante em marinadas.

O vinagre também é muito bom quando adicionado a molhos para salada ou outros molhos para carne e legumes.

Esses são os principais usos culinários. Para fins de limpeza o vinagre também pode ser usado como detergente.

Por fim, algumas pessoas utilizam-no em remédios caseiros, voltadas ao tratamento de diversas condições de saúde.

Desvende os Benefícios do Arroz Integral Germinado

O que pode substituir o vinagre de arroz

A primeira regra quando se pretende substituir um vinagre por outro: A cor não é o melhor indicador.

Se não tiver o vinagre de arroz disponível, alguns dos seus melhores substitutos são: o vinagre de maçã, o vinagre balsâmico, e o vinagre de vinho tinto ou branco, ambos são ricos e frutados.

Semelhantes ao vinagre de arroz, estes produtos alternativos fermentam o suficiente para fornecerem muitos benefícios para a saúde, além de proporcionarem um sabor forte e adstringente.

Cada uma destas opções tem um sabor ligeiramente diferente. Contudo, quando misturados a um prato, fica difícil identificar alguma diferença.

Brevemente publicaremos a receita caseira e como fazer!

Descubra os Benefícios do Leite de Arroz