-->Vitamina C - Gripe e Constipações

Vitamina C – Gripe e Constipações

Publicado em 13/03/2011. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Já lá vai o tempo do sol e das férias. Voltou o Inverno acompanhado dos seus amigos inseparáveis: o frio, o vento e a chuva, aqueles brincalhões que se nos apanham desprevenidos nos oferecem de prenda uma bela gripe ou constipação.

É sempre melhor prevenir do que remediar, mas se não houver hipótese de fuga e formos presenteados, não há como atacar logo o problema. Ao primeiro atchim, toca a reforçar o sistema natural de defesas do organismo. A vitamina C é dos melhores aliados. Podemos encontrá-la nos citrinos e em muitas outras frutas. A manga e os morangos são dois exemplos. Para além da fruta, a couve, os brócolos e as batatas também podem ajudar.

Outra substância também muito eficaz contra as constipações é a propólis, retirada das colmeias de abelhas e que pode ser comprada em qualquer loja de produtos naturais.

O que é a vitamina C?

A vitamina C é uma vitamina antioxidante muito importante que o corpo usa para nos manter fortes e saudáveis. A vitamina C é usada na manutenção dos ossos, músculos e vasos sanguíneos. A vitamina C também auxilia na formação de colágeno e ajuda o organismo a absorver ferro.

A vitamina C é uma substância encontrada naturalmente nos vegetais e frutas, especialmente laranjas e outros citrinos. Esta vitamina essencial está também disponível como complemento natural em forma de pílulas, capsulas e comprimidos mastigáveis.

Os Verdadeiros Factos

A Vitamina C pode prevenir ou tratar sintomas gripais?

A vitamina C tem sido estudada durante muitos anos como um possível tratamento para a gripe, ou como uma forma de prevenir resfriados. Mas os resultados têm sido um pouco inconsistentes. Em geral, através de vários estudos foram encontradas poucas ou nenhumas vantagem na vitamina C como prevenção ou tratamento de resfriados comuns.

Após 60 anos de pesquisa clínica, foi descoberto que a vitamina C quando tomada depois de já existirem sintomas gripais esta não é eficaz como tratamento. Por outro lado os pesquisadores encontraram um efeito benéfico em pessoas espostas a condições extremas, tais como corredores de maratona, ciclistas e outros desportos de resistência. Neste grupo, tomar vitamina C com regularidade reduz o risco de vir a desenvolver uma gripe.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858