Vitamina C para Pele

Manter uma pele lisa e saudável pode ser mais simples do que parece, já que excelentes resultados são consequência da utilização de produtos que tenham a vitamina C como principal elemento constituinte.

mulher aplica creme facial hidratante

Esses cremes e loções não só hidratam a pele como a libertam de manchas, sendo especialmente indicados para pessoas que sofram com excesso de oleosidade no rosto.

Cremes para o rosto que contêm vitamina C

Normalmente, esses produtos são obtidos em farmácias de manipulação, mediante prescrição de um dermatologista. No entanto, existem outras alternativas que podem ser adquiridas em diversas redes de farmácias. Eis algumas delas:

  • Creme, ou gel, em nanoesferas de vitamina C (concentração de 20%) – ArtVitta
  • Emulsão antissinais firmadora para contorno dos olhos – Natura, linha Chronos
  • Composto antioxidante reforçado com vitamina C – Pierre Alexander, série Radicaline
  • Nutri Plus C – Racco
  • Vitalmine – Dior

No entanto, vale frisar que os chamados cremes de manipulação proporcionam uma concentração superior de vitamina C, quando comparados aos produtos que passam por algum tipo de processo industrial.

Isso faz com que os efeitos sobre o organismo sejam melhores e mais rápidos. Enquanto os cremes disponibilizados pelos laboratórios de manipulação propiciam índices de vitamina C sempre próximos dos 20% (proporção máxima), os demais, que podem ser encontrados até em supermercados, oferecem proporções que oscilam entre 1% e 5%.

Principais benefícios dos cremes com vitamina C

Considerando o uso tópico da vitamina C, o nutriente age como um antioxidante, inibindo os ataques efetuados nas células pelos radicais livres, retardando o envelhecimento, e     reduzindo a quantidade e intensidade das linhas e rugas causadas pelo excesso de expressões faciais. Some-se a isso o clareamento da pele em algumas regiões que estiverem manchadas.

Além disso, cremes ricos em vitamina C deixam a pele mais hidratada e compacta, uma vez que ampliam a síntese das fibras de elastina e colágeno.

Utilização dos cremes

A recomendação dos especialistas é que os cremes ricos em vitamina C sejam usados uma única vez ao dia. Contudo, antes de partir para a aplicação em si é importante lavar bem o rosto com um sabonete específico para o tipo de pele em questão.

Existem produtos líquidos que, geralmente, executam um processo de purificação da pele de forma mais eficaz. Mas, ninguém melhor do que um dermatologista para realizar uma indicação precisa sobre qual sabonete adotar.

Devido ao fato de alguns cremes serem altamente concentrados em vitamina C, o uso deles deve ficar restrito ao período noturno. Entretanto, a imensa maioria não possui um intervalo específico de uso e podem ser utilizados em qualquer horário do dia ou da noite, pois não danificam a pele.

Tomando cuidado com o exagero, o creme pode ser aplicado sobre os seios, pescoço, e rosto. Para se ter uma ideia do poder do produto, uma diminuta porção com tamanho próximo de um grão de milho já é a quantidade exata para ser espalhada por todo o rosto.

Para facilitar a aplicação do produto nas faces, basta colocar uma quantidade mínima sobre a ponta do indicador e depois pressioná-lo em diversas partes do rosto. Em seguida, é só espalhar o creme por toda a pele. Essa quantidade também é a ideal para que o produto alcance todas as partes da região almejada, mas sem deixar resquícios provocados pelo excesso de produto, o que tornaria a pele grudenta e incômoda.

Como adquirir vitamina C através dos alimentos

Esteticamente, os cremes de uso tópico concentrados em vitamina C são bem mais eficientes do que uma dieta alimentar rica no nutriente. Entretanto, utilizar os cremes e manter uma dieta com diversas fontes da vitamina contribui para a melhora dos resultados obtidos.

Dentre algumas das melhores fontes de vitamina C estão o abacaxi, limão, laranja, maracujá, morango, tomate, salsa, e diversos tipos de hortaliças.

Além dos benefícios já mencionados, esses alimentos também ajudam a aperfeiçoar e revigorar o sistema imunológico, elevam a capacidade de absorção de ferro por parte do organismo, interrompem o desenvolvimento do câncer, previnem contra doenças oftalmológicas, e diminuem os riscos de AVC.