-->Vitamina P: Complexo C, Bioflavonóides Cítricos, Rutna e Hesperidina

Vitamina P

Publicado em 16/01/2010. Revisado por Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902) a 15 novembro 2018

VITAMINA P – COMPLEXO C , BIOFLAVONÓIDES CÍTRICOS , RUTINA E HESPERIDINA

A VITAMINA P É uma vitamina hidrossolúvel e composta de citrina, rutina e hesperidina, flavonas e flavonoides. É normalmente quantificada em miligramas ( mg ). É necessária para a boa absorção e eficácia da vitamina C .

FLAVONÓIDES

Os flavonóides são substâncias que dão a coloração amarela e alaranjada ás frutas cítricas . Também é designada por factor de permeabilidade capilar . (É devido a esse factor que se designa esta vitamina por P). A função principal dos bioflavonóides é a de fortalecer os capilares e regular a sua permeabilidade .

Auxilia a vitamina C a manter o tecido conjuntivo saudável . Não foram estabelecidas as necessidades mínimas diárias , mas a maioria dos nutricionistas está de acordo que por cada 500 mg de vitamina C se devem tomar pelo menos 100 mg de bioflavonóides . Actua de forma sinérgica com a vitamina C .

O que pode fazer por si – Beneficios:

A vitamina P impede que a vit C seja destruída pela oxidação . Fortalece as paredes dos capilares e , consequentemente , previne o aparecimento de equimoses .

Contribui para aumentar a resistencia ás infecções . Previne o sangramento das gengivas e cicatriza-as . Aumenta a eficácia da vitamina C . É útil no tratamento do edema e dos enjoos resultantes de doenças do ouvido interno .

Doenças carenciais:

1- Fragilidade capilar .

Outros sintomas provaveis de dediciencia de vitamina P :

Hematomas por pancadas ligeiras ( quando traumatismos ligeiros ou de pequena intensidade provocam nódoas negras na pele ) , hemorragias nasais ( epistaxis ).

A melhor fonte natural desta vitamina é aquela película branca agregada á pele da fruta cítrica – limões , laranjas , toranjas ; também se encontra nos alperces , trigo-mourisco , amoras silvestres , cerejas e botões de rosa-brava .

Em suplementos está disponivel individualmente ou em suplementos do complexo C . Geralmente , a proporção é de 500 mg de bioflavonóides para 50 mg de rutina e hesperidina.

( Quando a rutina e a hesperidina não estão em iguais proporções , a rutina deve ser o dobro .) Todos os suplementos de vitamina C actuam melhor com os bioflavonóides . As doses comuns de rutina e hesperidina são de 100 mg três vezes por dia .

Toxidade:
NÃO há conhecimento de toxidade .

Inimigos:
Água , cozedura , calor , luz , oxigénio , fumo do cigarro , e tambem alguns fármacos .

Conselhos:

As mulheres que estão a atravessar a fase da menopausa podem obter alívio eficaz para os afrontamentos com um aumento de bioflavonóides tomados em conjunto com a vitamina D .

Se as suas gengivas sangram com frequencia quando escova os dentes , certifique-se de que consome quantidades suficientes de rutina e hesperidina .

Qualquer pessoa com tendencia para formar equimoses melhora-rá bastante com a ingestão de suplementos de vitamina C com bioflavonóides , rutina e hesperidina .

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902)

Nutricionista - CRN-6 Nº 25902

A Drª Adriely da Silva Vicente é Graduada em Nutrição pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte no ano de 2018. Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-6 Nº 25902.

Atualmente trabalha com Home Care e atende em clínica particular no Brasil.

Contato para marcação de consultas: (84) 99175-5907

Também pode encontrar a Drª Adriely no Linkedin.