-->Vitaminas e Minerais - Educar Saúde

Vitaminas e Minerais

Publicado em 05/04/2011. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

As vitaminas e minerais ajudam o seu corpo a funcionar como una máquina bem arranjada e oleada, dando energia e prrevenindo alterações drásticas no seu corpo.

O que são Vitaminas e Minerais?

As Vitaminas e os Minerais são componentes essenciais dos alimentos e são necessários para todas as estruturas e funções do corpo humano. Os Antioxidantes são uma classe particular de vitaminas e minerais que nos dão protecção contra una forma de dano celular chamado oxidação. Os antioxidantes incluem algumas vitaminas (vitamina C, vitamina E), alguns minerais, (selénio e zinco) e ainda incluem alguns componentes que se encontram nos alimentos de origem vegetal (que não são vitaminas nem minerais), como a quercetina, que se pode encontrar nas cebolas e nas maças).

Porque necessito de Vitaminas e Minerais?

Consumir a quantidade suficiente de vitaminas e minerais é uma das melhores ajudas que pode fazer por si mesmo para manter um bom nível de saúde e energia. As vitaminas e os minerais são necessários para a saúde e para a eficácia do seu sistema imunitário, sistema circulatório, coração, cérebro e pulmões. São essenciais para a desintoxicação, para queimar gordura, para a protecção de doenças e para a saúde geral de todos os órgãos e tecidos. Ajudam ainda o fígado a desfazer substancias perigosas às quais estamos expostos todos os dias. Os antioxidantes em particular ajudam a proteger as suas células dos ataques constantes das moléculas chamadas radicais livres, ataques estes que podem provocar doenças e danos no DNA.

Quantidade necessária?

Existe uma tabela de porções diárias da maior parte das vitaminas e minerais, mas a maioria dos especialistas crê que estes valores são muito baixos para que a sua saúde esteja em pleno. Isto quer dizer que representam um “saldo mínimo de nutrição”. É sempre uma boa ideia falar com um profissional de saúde para que este veja a sua historia clínica e as suas necessidades individuais para os diferentes nutrientes.

Como adicionar vitaminas e minerais à minha dieta?

Comer uma grande variedade de alimentos é a melhor maneira de obter todas as vitaminas e minerais que necessita para o seu dia a dia. Alimentos integrais e não processados – como as frutas frescas, vegetais, cereais integrais, produtos lácteos desnatados, carnes magras, peixe e aves – são as melhores opções para obter todos os nutrientes que o corpo humano necessita para estar são e crescer de modo adequado. No entanto, será um bom seguro de saúde se tomar diariamente um suplemento multi-vitamínico e um suplemento mineral de boa qualidade.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858