-->Xarope de Gengibre para Gripe - Educar Saúde

Xarope de Gengibre para Gripe

Publicado em 04/07/2014. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Existem diversos remédios caseiros para a gripe, muitos dos quais utilizam produtos naturais. O xarope de gengibre para gripe inclui-se nesse lote de tratamentos naturais devido ao seu conjunto de excelentes propriedades medicinais.

gengibre

Uma planta originária do Oriente, o gengibre é utilizado como tempero desde há milénios, mas também apresenta benefícios para a saúde, principalmente devido à sua ação descongestionante, muito útil em situações de gripe.

Consumir o xarope de gengibre ajuda a aliviar diversos sintomas da gripe como a febre, tosse, dores de cabeça, nariz congestionado, etc.

Ingredientes

  • 25 g de gengibre fresco
  • 2 xícaras de açúcar mascavo
  • 3 colheres de sopa de água
  • 3 colheres de sopa de suco do limão

Modo de preparo

Prepare o xarope de gengibre para gripe, seguindo estas indicações:

Comece por ferver água. Assim que começar a ferver desligue o fogão e adicione o gengibre (de preferência fatiado ou picado).

Coloque a tampa e deixe repousar durante 10 minutos. Em seguida, acrescente o suco de limão e o açúcar, misturando até alcançar uma mistura homogénea. O resultado final deve ser uma mistura com uma consistência semelhante ao xarope.

Os adultos devem tomar uma colher de sopa, três vezes por dia. Já as crianças devem ficar-se por uma colher de chá, também três vezes por dia.

Em ambos os casos, o xarope de gengibre deve ser tomado até que os sintomas da gripe comecem a desaparecer.

Outras Aplicações Para o Gengibre

O gengibre tem diversas virtudes e benefícios para o organismo humano: ajuda a desintoxicar, é bactericida, diminui as dores de garganta, melhora o funcionamento do sistema respiratório e digestivo e até tem uma ação afrodisíaca.

Se quer aproveitar todos estes benefícios, pode explorar outras possibilidades, além do xarope de gengibre. Outras formas de aproveitar o gengibre incluem: chás, sucos, pedaços mastigáveis, como tempero, balas picantes e até a bebida “festa junina”.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858