Zac Efron

Revisado por Andre a 28 outubro 2018

Zachary David Alexander Efron, conhecido no mundo do cinema como Zac Efron, nasceu a 18 de Outubro em San Luis Obispo, na Califórnia. Cresceu em Arroyo Grande.

Zac Efron Antes e Depois & Biografia

O seu pai, David Efron, trabalhava como engenheiro eletrónico numa central elétrica, onde trabalhava também a sua mãe, Starla Basket, como secretária. Zac Efron tem um irmão mais novo e descreve a sua infância como “normal. Apesar de ter raízes familiares judaicas, Zac é agnóstico.

Apesar das boas notas, Zac Efron era o típico palhaço das aulas, passando as aulas a tentar fazer os seus colegas se rirem. Foi o seu pai que o encorajou a representar, quando Efron tinha 11 anos. Foi na sequência desse incentivo que Zac Efron participou em produções teatrais na sua escola.

Mais tarde juntou-se ao teatro “The Great American Melodrama and Vaudeville”, e começou a ter aulas de canto. Enquanto adolescente entrou em várias peças, como: “Gipsy”, “Peter Pan; or, The Boy Who Wouldn’t Grow Up”, “Little Shop of Horrors” e “The Music Man”.

O seu talento começou a ser notado e a seu professora de drama, Robyn Metchick, indicou o seu nome a um agente de Los Angeles. Pouco tempo depois, Zac Efron assinava contrato com a conceituada agência Creative Artists Agency, responsável pela carreira de nomes como George Clooney, Brad Pitt, Meryl Streep, Julia Roberts, Oprah Winfrey e muitos outros.

Efron terminou os seus estudos em 2006, ao terminar o ensino secundário na Arroyo Grande High School. Esteve depois matriculado na University of Southern California, mas devido à azáfama da sua vida profissional, não chegou a prosseguir a licenciatura.

Entretanto já havia frequentado o Pacific Conservatory of the Performing Arts, onde teve oportunidade de desenvolver os seus talentos de representação.

A partir de 2002, a vida profissional de Efron ganhou outro fulgor e o jovem artista surgiu em vária séries televisivas, como ator convidado. Participou por exemplo, em “Firefly”, “ER”, e “The Guardian”. Integrou depois, de forma regular o elenco da série da WB, “Summerland”, no papel de Cameron Bale.

Enquanto participava em “Summerland”, teve oportunidade de surgir novamente em várias séries populares, como ator convidado: “CSI Miami”, “NCIS”, “The Replacements” e “The Suite Life of Zack & Cody”.

No ano seguinte, foi protagonista na produção televisiva “Miracle Run”. Zac Efron desempenhava o papel de Steve Morgan, um de dois gémeos autistas. o seu desempenho valeu-lhe diversas nomeações para prémios televisivos.

Em 2005, entrou no filme juvenil “The Derby Stallion”, no qual realizou uma prestação modesta. Ainda no mesmo ano, entrou no videoclip da música “Sick Inside” de Hope Partlow.

Em 2006, Efron foi protagonista no filme da Disney “High School Musical”. O ator vestiu a pele de Troy Bolton, o popular capitão da equipa de basquetebol da sua escola. Foi com este trabalho que Zac Efron ganhou uma enorme notoriedade entre o público adolescente. O sucesso do filme foi tal, que todo o elenco fez uma digressão, para o promover, passando pro cidades como Sidney e Londres.

Apesar de no filme, não ter sido o próprio Zac Efron a interpretar as canções do seu personagem, o “High School Musical” serviu para, também, dar um impulso à sua carreira musical.

Ainda em 2006, Efron participou nos “Disney Channel Games”, capitaneando a equipa vermelha.

Em 2007, surgiu como ator convidado num episódio de “Punk’d”. No mesmo ano, foi protagonista do videoclip da música “Say Ok”, de Vanessa Hudgens. No final do mesmo ano, a revista People elegeu Zac Efron, como uma das 100 pessoas mais bonitas de 2007.

Também em 2007, foi lançado “Hairspay”, com Efron no papel de Link Larkin. Neste musical, Zac Efron cantou todas as suas músicas. Para desempenhar o papel, Zac foi obrigado a engordar 6 quilogramas e a pintar e cordar o cabelo. Devido à sua participação neste filme, Efron não pode participar na tourneé “High School Musical: The Concert”.

“High School Musical 2” foi lançado no verão de 2007 e a popularidade de Zac Efron disparou para níveis inéditos. O filme tornou-se o programa de televisão por cabo mais visto na história dos Estados Unidos, com mais de 17 milhões telespetadores.

Na mesma altura, Zac foi capa da conceituada revista Rolling Stone. Na entrevista concedida à revista, Zac revelou desejar representar o papel de herói, em filmes de ação.

Em 2008, foi um dos protagonistas no filme “Me and Orson Weles”, contracenando com Christian McKay e Claire Danes.

Em 2009, foi-lhe oferecido o papel de protagonista no filme “Footloose”. Depois de ter, inicialmente, aceite o papel, Zac acabou por declinar o convite, afirmando procurar desafios difentes e não ter vontade de fazer outro musical.

Surgiu depois em “17 Again”, mais um filme focado no público juvenil. A 11 de abril de 2009, o ator apresentou um episódio do famoso Saturday Night Live.

No mesmo ano, surgiu ainda como ator convidado na série “Entourage”.

Em 2010, foi protagonista no filme romântico Charlie St. Cloud, brilhando num elenco onde constavam nomes como Kim Basinger e Ray Liotta.

Em 2011, foi segundo, na lista dos mais bonitos da revista People.

Em 2012, Zac Efron gravou “The Lucky One”, o filme que segundo a crítica representa o adeus definitivo aos filmes juvenis e a entrada no cinema para adultos. No filme, Efron é um ex-marine, de regresso aos Estados Unidos, com o desejo de reconstruir a sua vida.

Zac Efron tem mantido a sua vida pessoal o mais discreta possível. Rumores indicam que terá namorado com Vanessa Hudgens, sua colega de elenco no High “School Musical”, durante cinco anos. Contudo, nenhum dos atores confirmou oficialmente esta relação.

Galeria de Fotos: