-->Zen - Budismo

Zen

Publicado em 26/01/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Momentos Zen como anti stress.

Com mais de 2500 anos, a filosofia Zen chegou ao Ocidente para nos ajudar a relaxar depois de um dia intenso. O corre-corre da vida actual esgota qualquer pessoa. O stress entrou no nosso vocabulário diário e para combatê-lo sugerimos-lhe uma filosofia de vida com mais de 2500 anos.

O Zen ou Zen budista teve origem na Índia com o budismo e consiste na aprendizagem do silêncio através da abstracção e da intuição. Actualmente, o significado de Zen evoca calma, a paz interior, a serenidade contrapondo, em tudo, o que o stress esgota em nós. Para desfrutar desta filosofia precisa apenas de aprender a apreciar melhor as coisas boas que o meio envolvente proporciona: as cores, os sons, os cheiros e as sensações.

Repouso do mundo exterior

Os nossos olhos têm de se abrir à aprendizagem, caso contrário não há nada que o Zen possa ensinar. O que importa é não pensar em nada, ou seja, convergir para o vazio. Tudo se converte num estímulo aos nossos cinco sentidos: sente-se o interior, ouve-se a respiração, sente-se a expiração como uma libertação do nosso interior. Repousa-se do mundo exterior, um repouso para o sistema nervoso e para a pele, num «olhar» para dentro, na descoberta do nosso ser.

Água

Se tiver alguma dificuldade em desligar-se do mundo exterior, experimente pôr água a correr para um duche. O som da água é dos mais relaxantes. Prepare um banho. Vai sentir-se a descontrair, pois a água quente provoca um total e rápido relaxamento muscular. Mas, principalmente, não se esqueça de ouvir o som e sentir o correr da água. Esta «música» é uma mensagem sensorial relaxante que, após informar o cérebro, se difunde em sensações por todo o corpo. O peito expande-se, as pálpebras baixam e os traços do rosto suavizam. Tente manter este estado de espírito durante a noite e dormirá muito mais descontraidamente.

Foto - Sumiya Zen Garden

Tenha muitos momentos Zen…

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.